Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador: como trabalhar na área

Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador: como trabalhar na área

ciência pesquisador

A procura para trabalhar nas áreas de ciência ou como pesquisador (a) vem aumentando cada vez mais. Atualmente, se estabelecer em um cargo voltado para esse segmento pode ser muito bom, já que os salários são altos e a trilha de carreira é bem diversa e promissora.

Se você sonha em seguir por um desses caminhos, acompanhe agora o nosso post especial sobre esse assunto e fique sabendo de tudo.

| Conheça os nossos Modelos de Currículo

O que é a área da Ciência?

Se engana quem acredita que a área da Ciência se limita apenas no contexto do conhecimento científico, pois ela representa todo o conhecimento conquistado por meio de estudo ou prática. O seu campo de atuação não é restrito e engloba variados saberes, os quais sempre são validados/demonstrados por meio de investigações técnico-científicas.

Isso é, a ciência pode ser base para muitas outras áreas. Ela é vasta e sua atuação é de acordo com a natureza do conhecimento em questão, sendo reconhecido como os mais comuns a Ciências biológicas, Ciências contábeis, Ciências exatas, Ciências da natureza e Ciências sociais.

Principais cargos para a área de ciência

Conheça agora alguns exemplos de cargos que competem a área da ciência e descubra mais sobre essas profissões:

1.Data Scientist: O cientista de dados é considerado também um analista com habilidades técnicas para resolver problemas complexos de uma empresa, podendo ser em parte matemáticos, da computação e investigadores de tendências. Por serem profissionais atuantes no mundo dos negócios e em TI, são muito bem pagos e muito procurados pelas empresas.

2.Assessor Científico: Direcionados mais para a os estudos biológicos, o assessor científico atua em laboratório de análises clínicas, acompanha o andamento de exames laboratoriais, pesquisa e elabora relatórios sobre o mercado concorrente. Esse profissional também conta com uma trilha de carreira bem diversa.

3.Coordenador de Mídias Sociais: Voltado mais para a área de comunicação e estudos de ciências humanas, o coordenador de mídias sociais administra e mensura o comportamento das pessoas, os dados e pode até mesmo usar conhecimentos de neuromarketing, sempre vinculados à análise das redes sociais de uma empresa, para fazer suas análises. Sua área é uma das mais reconhecidas no mercado atual.

O que é a área do Pesquisador?

Já a área da pesquisa, assim como o nome diz, é um complemento na ciências, focada em diferentes tipos de estudos e elaboração de possíveis soluções para as áreas abrangentes.

Além do mais popular, o pesquisador, os cargos conhecidos são: Biomedicina, Nutrição, Neurociência e outros.

Principais cargos para a área de pesquisador

Veja um pouco mais sobre alguns cargos que competem essa área:

  1. Pesquisador de Mercado: Esse profissional tem como tarefa analisar e criar relatórios sobre tendências e estudos sobre o segmento em que a empresa trabalha. O pesquisador de mercado é quem tem a missão de direcionar o negócio para certos caminhos e fornecer dados para a elaboração de estratégias certeiras. Como o seu papel é fundamental para qualquer setor, sua atuação é abundante no mercado.
  2. Historiador: Para se envolver na arte da história é preciso muito estudo e análise dos acontecimentos. O objetivo principal é desvendar fatos e comportamentos passados e entender quais rastros podem apontar para algo futuro ou que contextualizem o presente. O historiador é um profissional que unifica seus dados coletados em pesquisas, realiza vistorias em documentos, organiza acervos públicos e privados de museus, cultura, biblioteca, entrevistas, entre outros. Podem atuar diretamente na área acadêmica, docência, jornalismo e outros.
  3. Estatístico: Mexe basicamente com coleta de dados, traduzindo em insights positivos para os negócios. O estatístico foca seus estudos em fenômenos naturais, econômicos ou sociais para desenvolver metodologias.

Ciência vs Pesquisador

Agora que você já conhece mais sobre essas duas áreas, pode surgir a dúvida: mas a diferença entre essas duas profissões?

Embora elas atuem de maneira semelhante, a atuação de cada uma pode ser muito diferente e específica. Pois o cientista revela um aprofundamento teórico da descoberta, sendo crítico e cético, onde muitas vezes obtém respostas sem saber como chegar a elas ou partindo daquilo que já foi publicado. Utiliza esses dados de forma sistemática e pormenorizada.

Já o pesquisador trabalha na obtenção de respostas para um determinado problema, podendo levar em conta todos os tipos de dados, inclusive os lúdicos e os sem explicações. Sempre a partir de estudos que terá utilidade para o meio acadêmico ou de mercado.

Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador

O Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador é celebrado em todo 08 de julho. A data foi escolhida como lembrança do dia de fundação da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em 1948, que congrega as principais associações científicas do país, como a SBF, que já contempla 70 anos.

A primeira data foi sancionada em 2001 e a segunda, em 2008. Desde então, esta entidade se tornou um dos pilares para professores, alunos e pesquisadores de todo o país.

A homenagem tem como objetivo chamar a atenção para a produção científica do país, estimular o gosto dos jovens pela ciência e divulgar o saber científico para a sociedade.

O Brasil tem se destacado no meio científico internacional, sendo responsável por uma grande porcentagem de tudo o que é pesquisado no mundo, mas aparece somente na posição 69º no ranking de inovação mundial (Índice Global de Inovação).

| Descubra mais de 200 mil vagas no site da Catho

Agora que você já sabe mais sobre as áreas de ciência e pesquisa, conte para nós lá nas redes sociais quais desses cargos você pretende seguir carreira. Ah! E não se esqueça de compartilhar o link do texto com seus amigos!

Avalie esse artigo:
Autor

Time de profissionais da Catho, onde reunimos especialistas para falar sobre mercado de trabalho, processos seletivos, entrevista de emprego e muito mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse milhares de vagas de emprego, incluindo home office!