Como fazer um bom gerenciamento do tempo para o seu estudo render mais

gerenciamento do tempo

Está com problemas para administrar o seus gerenciamento do tempo para otimizar os seus estudos e ter um dia a dia mais produtivo? Então conheça nossas dicas para te ajudar nessa questão.

Além disso, aprenda a importância de administrar bem o seus afazeres e também como manter uma rotina pode potencializar a sua qualificação profissional. Vamos conferir?!

A importância do gerenciamento do tempo

Conseguir ter produtividade na hora de estudar é um desafio para muitas pessoas. Afinal, quantas vezes você se programou para revisar um conteúdo, acabou se distraindo e não concluiu nem metade do que havia previsto? Se essa é uma experiência familiar, então você precisa começar a gerenciar o seu tempo.

Isso não é algo unânime, mas em geral temos dificuldade em nos autofiscalizar. O que isso quer dizer? Simplesmente que é complicado nos darmos prazo ou deixarmos de fazer uma atividade de lazer para cumprir uma obrigação. É a partir daí que surge a procrastinação.

Para evitar o hábito de adiar atividades importantes e fazer seus estudos renderem, seja para o vestibular, concurso ou mesmo durante a faculdade, é necessário criar formas de otimizar seu tempo diário.

Para isso você precisa ter planejamento, trabalhar a organização e manter o foco. Então, estabelecer um rotina pode ajudar nessa ação, onde em uma planilha deverá ser inserida as suas responsabilidades separadas por dia e por hora.

Dicas para melhorar o seu gerenciamento do tempo para estudos

Agora que você já aprendeu a importância de se concentrar e separar um tempo para concluir cada tarefa do seu dia, conheça as nossas dicas para você ter um bom gerenciamento do tempo e aplicar mais atenção ao seus estudos.

1. Crie um planejamento visual

Pode ser uma lista de tarefas, uma planilha no Excel, uma parede cheia de post-its ou qualquer outra forma que você preferir. O importante é que as matérias e os conteúdos que vão ser estudados fiquem dispostos visualmente para que você não esqueça nenhuma atividade.

Com todos os pontos claros é mais fácil começar um planejamento, afinal, agora você sabe tudo o que tem que fazer. E não se esqueça de colocar um relógio para cronometrar quanto tempo leva para concluir essa ação.

2. Defina metas diárias

Você já sabe quais são os conteúdos que precisa estudar, mas como dar conta de todo o assunto? Chegou o momento de criar metas. Defina quais assuntos serão trabalhados diariamente e estabeleça uma quantidade de exercícios.

Não exagere no volume de atividades, pois além de aumentar o risco de você procrastinar pode ser difícil de atingir o programado. Aí você não vai ver resultados e começa a ficar desmotivado. As metas precisam ser baseadas no seu ritmo, mas, claro, com uma pitada de esforço.

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3. Defina as suas prioridades

Defina as matérias mais importantes para uma prova ou os conteúdos com os que você tem mais dificuldade e foque neles. Programe sempre um tempo maior para assimilar esses assuntos e assim você vai conseguir ter um melhor aproveitamento geral.

4. Defina um local para estudos

Quando você tem um local específico para estudar é mais fácil manter o foco e diminuir as distrações. O espaço deve ser mais tranquilo e com boa iluminação.

Evite estudar na cama, pois o seu cérebro associa o local com seu momento de descanso e, assim, sua produtividade diminui.

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5. Desconecte-se

Desligue seu celular, saia das redes sociais e deixe a internet aberta apenas para pesquisas. Isso evita distrações e faz seu tempo de estudos ser otimizado. Até porque ficar parando a cada cinco minutos para olhar as notificações de e-mail ou WhatsApp te impede de se concentrar.

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E então, preparado para colocar em prática as dicas deste post e ter um bom gerenciamento do tempo para seus estudos?! Esperamos que sim! Aproveite e compartilhe o conteúdo com seu amigos nas redes sociais.

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