Ideia não aprovada: saiba como fazê-la ser considerada

Ideia não aprovada: saiba como fazê-la ser considerada

Você já teve uma ideia não aprovada e sabia que ela poderia trazer bons resultados? Então, aprenda ao longo do conteúdo dicas para reverter a opinião dos envolvidos quando isso ocorre.

Vamos conferir?!

Saiba o que fazer quando a ideia não for aprovada

O mercado de trabalho é composto pelas mais diferentes pessoas, com as mais diversas opiniões. Por isso, devemos deixar claro que nossas contribuições serão as melhores possíveis, mas também ter em mente que sempre existe espaço para crescimento e melhorias.

Faz parte do dia a dia de todo profissional, oferecer sugestões, ideias ou até mesmo orçamentos que melhorem a vida da empresa e a imagem que ela ocupa no mercado. Porém, também devemos ser humildes a ponto de entender que nossos esforços podem ser menores – e até melhores – com colaborações. E é exatamente assim que devemos encarar uma crítica.

Sendo mais direto: digamos que você tenha feito uma sugestão – qualquer que seja ela – para o seu chefe. Ele ouviu, disse que entendeu e não gostou. Você vai desistir da ideia? Não imediatamente. Mas você precisa entender os motivos do seu superior. Para tanto, vamos ver algumas soluções para esse problema:

1. Escute/peça/entenda as razões da outra pessoa

Se o seu chefe não aprovou sua proposta, tente entender o porquê. Quais são as falhas e os pontos fracos do seu palpite? Se ele te disser logo de cara, ótimo: reflita sobre eles. Caso contrário, pergunte a ele, mas não em forma de contestação. Seja um profissional quanto a isso, e entenda que essa “rejeição” pode ser temporária e não é pessoal.

2. Apresente contra-argumentos

Acredita no seu conselho? Então não desista dele, desde que você seja capaz de apresentar números e justificativas concretas de que a sua ideia é exatamente o que aquela empresa precisa. Para tanto, baseie-se na reprovação do seu chefe, e tente mostrar todos os pontos positivos que contra argumentam o que ele disse.

3. Esqueça o ego

A parte mais difícil de não ter sua ideia aprovada é o ego. Não pense nessa ideia como “sua”. Encare-a  como uma sugestão de melhoria para a empresa, que pode ou não ser implementada. Depende apenas da sua força de argumentação, da apresentação e da necessidade que a empresa tem dela.

Mas também existem variáveis que você não pode controlar: como a aprovação do seu chefe. O que cabe a você, como profissional colaborador, é apenas apresentar números concretos ou estudos que comprovem que seu palpite está correto e será fruto de melhorias para aquela sociedade.

Portanto, esqueça o seu ego. Essa sugestão não foi feita para que você ganhe pontos com o seu superior, essa será a consequência. O objetivo principal que se deve ter em mente é foco na companhia para a qual trabalha.

Avalie esse artigo:
Autor

Time de profissionais da Catho, onde reunimos especialistas para falar sobre mercado de trabalho, processos seletivos, entrevista de emprego e muito mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse milhares de vagas de emprego, incluindo home office!