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06/09/2013 - Como lidar com a ansiedade no ambiente corporativo

Autor: Marco Zanqueta

Marco ZanquetaTodos nós temos nossos momentos de ansiedade, tanto na vida pessoal quanto em nossa carreira. Antes de reuniões importantes, apresentações ou até mesmo entrevistas de emprego, é normal perceber os sintomas.

Alguns dos mais comuns são o suor nas mãos, a respiração descompassada e os batimentos cardíacos acelerados. O problema é quando não conseguimos controlar nosso nervosismo e nossa preocupação com o futuro, e estes passam a atrapalhar nossos resultados como profissionais.

É extremamente importante aprender a lidar com nossos períodos ansiosos. Hoje em dia, é comum a associação do excesso de ansiedade a uma lista enorme de outras doenças – tanto físicas quanto psicológicas. E, embora pareça mais simples, não é recomendado recorrer aos remédios em um primeiro momento. Com pequenas mudanças, é possível evitar esse sentimento. Veja algumas atitudes que podem ajudar a controlar a ansiedade no ambiente corporativo:

Defina prioridades

Você é uma pessoa só, e não pode fazer tudo ao mesmo tempo. Por isso, é importante definir as prioridades do seu dia e delimitar um tempo suficiente para que as tarefas possam ser realizadas de maneira tranquila. A pressa e a vontade de resolver os problemas rapidamente podem causar preocupações que, por vezes, são desnecessárias.

Relaxe mais

Se você trabalha oito horas por dia, não significa que você não pode usar alguns minutos do expediente para fazer uma pausa e relaxar. Alongar-se, beber água, respirar fundo e tentar pensar em outras coisas pode, inclusive, aumentar sua produtividade. Nem sempre trabalho demais é trabalho de qualidade.

Cuide das suas necessidades

Existem três coisas básicas para o nosso organismo: uma boa noite de sono, uma alimentação correta e a ingestão de uma quantidade de água adequada. Não deixe de cuidar das necessidades do seu corpo por causa do trabalho: isso pode desequilibrar a liberação de diversos hormônios, inclusive o cortisol (que causa a ansiedade).

Não deixe de se divertir

Deixar os momentos de lazer de lado e dar prioridade total ao trabalho é extremamente estressante. Nas minhas palestras motivacionais, por exemplo, utilizo as mágicas para mostrar que é possível aprender se divertindo. Dedique-se a leituras e programas mais descontraídos: isso faz bem para o corpo e para a mente.

 

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