Desempregado há tempos? Veja como sair dessa

desempregado há tempos

O desemprego é algo alarmante em nosso país. Se você está desempregado há muito tempo, conheça agora as nossas dicas para ser recolocado no mercado de trabalho da melhor forma possível. 

Além disso, descubra quais são os principais motivos de não ser chamado para participar dos processos seletivos, como se qualificar para se tornar um profissional destaque e muito mais. 

Vamos conferir?!

 

Estatística dos desempregados

Há muitos motivos para que o desemprego esteja presente em um país. Podemos destacar a crise econômica, crises sanitárias como a causada pela Covid-19 e o baixo investimento em educação pública, que gera falta de qualificação entre os profissionais.

Segundo o último levantamento feito pelo o IBGE, o Brasil tem mais de 11 milhões de desempregados. 

E em uma Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), a falta de emprego para quem tem ensino médio incompleto é de 24%, sendo aproximadamente três vezes maior que a do grupo com curso superior completo (8,3%). 

Já para os trabalhadores com graduação superior incompleta, o desemprego também atinge de forma mais elevada, com uma taxa de 17%. 

A pesquisa também apontou que os melhores empregos são ocupados por pessoas com escolaridade superior. Sendo assim, esses dados comprovam que ainda existe uma forte ligação entre educação e emprego, e que facilitar o acesso à qualificação pode contribuir para melhorar o combate do desemprego.

Motivos pelos quais você continua desempregado

Os profissionais que estão em busca de uma recolocação no mercado de trabalho, levam cerca de 8 meses para serem inseridos. É o que aponta uma estimativa realizada pelo SPC Serasa

Como mencionado, muitas das vezes se tornar um profissional qualificado pode aumentar as chances de contratação, já que as skill e diplomas ainda são fatores de desempate em um processo seletivo. 

Mas não é apenas isso que impede uma pessoa de conquistar uma oportunidade. De acordo com o consultor de RH Fábio Moreira Rocha, há mais algumas razões por você ainda estar desempregado. Veja:

1. Você não construiu um bom networking

Faça uma pesquisa rápida: não é difícil encontrar alguém que conseguiu algum emprego graças à indicação de um amigo ou ex-colega de trabalho. Por isso, manter uma boa imagem profissional é a chave do sucesso para sua carreira.

Aposte em seu network  e faça sempre contato com seus colegas e pessoas que admira, com isso, você será lembrado e quando precisar, podem te chamar. 

2. Você está despreparado

Se o período no emprego anterior foi muito longo, provavelmente você está “enferrujado” no que diz respeito ao que deve mostrar na entrevista e sobre o que as empresas querem saber atualmente. 

Converse com pessoas que possam agregar esse conhecimento e te ajudar a desenvolver sua imagem profissional da maneira correta.

Existem diversos fatores que podem te ajudar a ganhar posição de destaque em seu currículo. Um exemplo é ter pós-graduação, que vai te manter atualizado dentro da sua área.

3. Você vai mal nas entrevistas

Policie o seu comportamento nos processos seletivos que tem feito. Má postura, gírias, roupas inadequadas, falta de sinceridade, enfim, tudo deve ser considerado na hora de garantir uma boa oportunidade de emprego.

Conheça os erros nas entrevistas de emprego e melhore a sua conduta.

4. Você está exigindo um salário acima da média

As empresas não costumam contratar alguém com uma média salarial bem maior do que a de seus colaboradores. Portanto, tenha o pé no chão, não exija um salário fora dos padrões do mercado e outras regalias, por mais que acredite que mereça.

Saber qual a sua pretensão salarial e como avaliar se a proposta de emprego é ideal para o seu estilo de vida, pode ajudar nisso! 

5. Você é qualificado demais para o cargo que procura

Por mais desesperadora que seja a situação, os envios de currículo para vagas incompatíveis com seu perfil profissional dificilmente trarão retornos. 

Além de correr o risco de não conseguir o emprego, caso consiga, sua qualidade de vida cairá, pois não usará todo o seu potencial criativo.

E para evitar isso, você deve ler muito bem as descrições das vagas e se mesmo assim desejar o cargo, seja claro e verdade com o recrutador. Explique que está disposto a essa mudança. 

6. Sua profissão não está em alta

Neste caso, vale considerar mudar de profissão e investir em outro curso técnico ou graduação. É possível se reinventar de diversas formas, aproveitando ou não as experiências e conhecimentos que você já tem atualmente.

Não tenha medo ou vergonha, pois a mudança de carreira é algo comum hoje. A concorrência é cada vez mais cruel e as tendências mudam muito rápido. 

7. Você não sabe elaborar um bom currículo

O currículo é o primeiro contato que um recrutador tem de você, por isso elaborar um bom documento é essencial para chamar a atenção dele. 

Em média, esses profissionais avaliam a sua trajetória no mercado em apenas 4 segundos, então, construa um CV objetivo e certeiro. 

Baixe grátis o nosso modelo de currículo e aumente suas chances no mercado.

8. Você não consegue superar a saída de um antigo trabalho

Muitas pessoas têm dificuldades de superar a saída repentina de um emprego, principalmente quando se trata de uma demissão, algumas até entram em depressão

Por causa disso, o desempenho ao procurar um novo trabalho é prejudicado. Se você não está se sentindo bem para ingressar numa nova empresa, tudo bem!

O importante é que você cuide de sua saúde mental e não leve ressentimento de seus antigos empregadores. E que tal tirar um período sabático?!Trabalho novo, vida nova!

9. Você não entendeu bem a vaga

É comum que ao perdermos o emprego, “aceitarmos o que vier”. Mas nem sempre isso é a melhor escolha! 

Ao se candidatar a vagas que não fazem sentido para a sua área ou que não esteja dando match com a sua candidatura, não te ajuda e nem ao recrutador. 

Por isso, analise a descrição dessas oportunidades e estude bem se as atividades daquele cargo realmente tem sentido com as suas experiências profissionais. Você pode pegar as palavras-chaves e bater com as do seu currículo. 

10. Você não acertou no site de empregos 

Já se foi a época que batemos de porta em porta entregando o currículo. Mesmo que ainda isso seja feito, a tecnologia pode trazer grande auxílio nessa hora. 

Atualmente, você pode acessar diferentes sites de recrutamento e seleção para inserir nos campos sobre a sua experiência e também se candidatar às vagas de grandes empresas. 

Preencha o formulário a seguir com seus dados e aproveite o site da Catho de forma grátis e ainda por tempo ilimitado. Navegue e faça a sua candidatura para aumentar as suas chances de contratação.  

Cadastre-se e busque a vaga de emprego ideal!

  • 1 Crie uma conta grátis
  • 2 Cadastre seu currículo
  • 3 Busque vagas e candidate-se
  • 4 Aguarde contato do recrutador

Obrigado por realizar seu cadastro na Catho!

Em seguida, finalize seu cadastro na nova janela.

Começe hoje mesmo a buscar a vaga de emprego ideal para sua carreira! Boa sorte!

76% dos recrutadores preferem contato via celular
Ambiente seguro Já possuo conta na Catho

O que fazer para não ficar mais desempregado?

Para quem está buscando emprego, é válido entender em quais áreas as oportunidades de trabalho estão mais presentes.

Além disso, é importante manter uma postura otimista para não se deixar invadir pelo estresse e pelo desânimo.

Acompanhe as nossas dicas para você sair do desemprego mais rápido possível: 

  • Busque por oportunidades em locais seguros;
  • Iniciar um trabalho voluntário para adquirir experiências;
  • Fazer cursos gratuitos;
  • Assistir palestras, lives, webinars;
  • Buscar ajuda psicológica de forma gratuita;
  • Criar uma rotina de candidatura;
  • Aperfeiçoar a sua rede de contatos;
  • Ler e estudar muito sobre as tendências do mercado de trabalho.

O que vale a pena é sempre se cuidar, não perder as esperanças e se empenhar para mudar de vida e deixar de ser desempregado. Mesmo com as dificuldades, cabe a nós projetar um futuro promissor. 

Dicas para encontrar um emprego

Certo, agora que você já sabe um pouco sobre os motivos do desemprego e também algumas ações a serem tomadas, anote as dicas para sair dessa o mais rápido possível! 

1. Tenha um currículo chamativo 

O currículo não é apenas um documento, ele é o seu cartão de visita para o mercado de trabalho. É por isso que ele deve estar preenchido de forma correta e sempre atualizado. 

Seja ele online ou impresso, é importante que você conte de forma objetiva e clara as suas experiências profissionais, suas qualificações e habilidades. 

Esse material será o seu principal contato com o recrutador, então, atente-se a estes pontos para otimizar o seu documento:

  • Verifique os erros de digitação e ortografia, 
  • Construa uma linha do tempo onde o mais novo vem primeiro do mais antigo,
  • Confira se não falta nenhum dado, como e-mail e telefone;
  • Crie um currículo que não ultrapasse 2 páginas;
  • Se houver novidades, atualize o documento em todas as suas divulgações.

Caso você já seja um profissional experiente, não esqueça de apenas inserir seus projetos e participações de empresas que mais fazem sentido para a vaga na qual você deseja atuar. 

2. Se candidate a vagas que fazem sentido para o seu perfil profissional

É normal bater o desespero e sair por aí se candidatando a várias vagas. Mas tome cuidado, isso não fará o recrutador te chamar. 

Quando a área de Recursos Humanos de uma empresa analisa um currículo, ele busca as palavras e qualificações certas para preencher aquela oportunidade. 

Então, se seu documento não tiver os requisitos, ele não será atraente naquele momento e sua candidatura será excluída. 

Que tal então você criar mais de um currículo? Tenha em cada documento as especificações e habilidades para as vagas que costuma se candidatar.

Apenas fique atento à descrição das oportunidades e veja se seu perfil profissional se encaixa com o que se pede, certo?! Procure também os termos corretos para os cargos.

3. Conte com a Catho

Não basta ter um currículo bacana se não formos atrás das oportunidades certas. E é por isso que a nossa dica de ouro é utilizar a Catho de forma grátis

Você sabia que na plataforma e no app dá para filtrar as vagas por região, salário e tipo de contratação? É possível buscar as vagas personalizando um filtro e salvar essas alterações para tornar a sua candidatura automática. 

Acesse agora mesmo e veja as oportunidades cadastradas. Mantenha atento aos avisos de oportunidade e mantenha a sua busca sempre em dia para aumentar suas chances. 

Descubra mais de 300 mil vagas nos site da Catho.
Saiba mais

E aí, você está desempregado ou conhece alguém que esteja? Então, compartilhe esse texto lá nas redes sociais para que seus amigos também fiquem sabendo do nosso conteúdo. Basta copiar e colar o link! 

Avalie esse artigo:
Autor

Jornalista, redatora chefe do Portal C&S desde 2020 e analista de conteúdo do time da Catho. Ama animais e é apaixonada pela escrita.

Deixe seu comentário sobre o artigo

  1. Papo furado neoliberal. Fiz projeto de Iniciação científica por 2 anos pelo cnpq, tenho artigo publicado e participei de 3 filmes exibidos na mostra Tiradentes,na Colômbia, no Rio, Guarnicê, Lajes e mesmo assim não arranjo emprego. Julgar quem não tem emprego é facil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse milhares de vagas de emprego, incluindo home office!