O Portal Carreira & Sucesso é uma publicação digital da Catho. Aqui você encontra informações relacionadas ao mercado de trabalho, que irão auxiliá-lo em seu desenvolvimento profissional.

07/03/2012 - Você gerencia sua carreira ou ela acontece por acaso?

Autor: Waleska Farias

Colunista: Waleska FariasDesde o momento que nossas “escolhas próprias” passam a determinar os acontecimentos da nossa vida, iniciamos o projeto de quem seremos um dia. O que fazemos com quem convivemos, onde moramos, o que estudamos, todos esses aspectos pautarão a figura do profissional que seremos.

Em recente atendimento de Coaching de Carreira, Ana Beatriz, 24 anos, graduanda de medicina, prestes a concluir sua formação e às vésperas de tomar uma séria decisão que a obrigará sair de sua casa para cursar residência em outro estado, pergunta: “Será que estou iniciando cedo demais um trabalho de aferição o qual poderia ser feito mais adiante quando eu já estivesse estabilizada? Afinal, ainda estou iniciando minha carreira profissional.

De outro lado, Christine, 43 anos, gerente de uma multinacional na área de TI e mães de duas filhas, pergunta logo no início da sessão de Coaching de Carreira: “Eu poderia ter avaliado melhor minhas decisões quando era mais nova. Hoje, com a minha idade e a responsabilidade de criar minhas filhas, é muito difícil arriscar na tentativa de buscar novas oportunidades de trabalho em linha com o que eu gostaria de ser e fazer.

E complementa: “tenho pensado em iniciar, desde já, um trabalho com minha filha de 17 anos, para que ela não se veja mais adiante exercendo funções as quais não são o que ela gostaria de fazer, sem sentir-se realizada e feliz. Seria incorrer na mesma condição de aposta do erro X acerto.”

Nos processos de Coaching de Carreira, é recorrente vermos pessoas iniciarem suas carreiras e se deixarem à mercê dos acontecimentos e da sugestão de terceiros, sem trazerem para si a responsabilidade da gestão de suas carreiras. Essa configuração até certo ponto dá certo. Mas, depois surgem os comprometimentos decorrentes desse tipo de conduta.

O processo de Gestão de Carreira é muito mais que deixar as coisas acontecerem e seguir os passos daqueles que nos são próximos. É fundamental que haja conhecimento dos aspectos envolvidos, planejamento e determinação para que os objetivos sejam conquistados.

Nesse contexto, buscar o apoio de um profissional experiente que possa ajudá-lo a visualizar os interesses que, realmente, o mobilizam em linha com quem você é pode contribuir bastante para que você atinja os resultados esperados sem ter de, na íntegra, testar todas as possibilidades.

Outro ponto crucial é a abordagem das ferramentas do Coaching Emocional para que os sentimentos e emoções que permeiam as nossas reações possam ser mapeados. Grande parte do que somos tem relação direta com o que sentimos.

Nosso comportamento corresponde à maneira como interpretamos os acontecimentos à nossa volta. O modo como nos dispomos a ouvir e acatar pontos de vista divergentes, a forma como reagimos aos comentários a nosso respeito, como lidamos com o sucesso dos outros à nossa volta, se somos resilientes e flexíveis nas nossas relações de trabalho e o quanto dependemos da opinião de terceiros para nos sentirmos capazes. Todos esses conceitos respondem a estímulos de ordem emocional e formam, em essência, quem nós somos.

Portanto, devemos desenvolver o autoconhecimento enquanto ponto de partida para o aprimoramento do nosso desempenho pessoal e profissional. Alguém que não tenha conhecimento de si próprio, muito menos saberá avaliar o quanto esses conceitos podem influenciar no sucesso ou fracasso de suas investidas, pela forma como gerencia sua carreira.

O Gerenciamento de Carreira trabalha os conceitos necessários para a gestão de sua vida profissional, através de diretrizes que o guiarão ao longo de todas as suas empreitadas. Com os recursos do Coaching, você poderá identificar seus reais objetivos e ideais de vida, efetuar descobertas a respeito do seu estilo pessoal, habilidades, valores e visão de futuro.

Como 1º. Passo é crucial a elaboração de um plano de ação com clareza e objetividade para que possa ser desenvolvido um posicionamento que o permita conquistar resultados. Em referência, programar algumas ações de base é determinante para o sucesso da estratégia.

  1. Identificar os objetivos
  2. Visualizar possíveis obstáculos
  3. Antecipar soluções
  4. Confirmar a viabilidade dos objetivos
  5. Mensurar prazos
  6. Desenvolver sua rede de relacionamentos
  7. Atualizar posições em linha com possíveis variáveis
  8. Manter o foco com determinação e disciplina

 

Existe um ditado que diz: “Para quem não sabe para onde vai, qualquer lugar serve. E para aqueles que não sabem como vão, não conseguem chegar a lugar algum…” pergunte a si mesmo: O que eu espero de mim? Tome as rédeas da sua vida e aproprie-se da suas conquistas.

 

Waleska Farias – http://www.waleskafarias.com.br/

Coach, Gestão de Carreira & Imagem.

 

Leia mais sobre:
Artigos Relacionados:
Random Posts