O Portal Carreira & Sucesso é uma publicação digital da Catho. Aqui você encontra informações relacionadas ao mercado de trabalho, que irão auxiliá-lo em seu desenvolvimento profissional.

14/03/2011 - Benefícios da atividade física

 

Os benefícios da prática regular de atividade física vão além do controle de peso.

Vale lembrar que uma alimentação equilibrada e saudável, evitando o consumo de sal, gorduras e frituras, aliada à prática de exercícios físicos trazem o equilíbrio perfeito para uma vida saudável.

Confira abaixo as doenças e problemas de saúde que podem ser evitados com a prática regular de exercícios físicos.

Doenças cardíacas e acidente vascular cerebral (AVC)
A prática regular de exercícios pode ajudar a prevenir doenças cardíacas e AVCs, fortalecendo o músculo cardíaco, reduzindo a pressão arterial, aumentando os níveis de HDL (colesterol bom), diminuindo os níveis de LDL (colesterol ruim) e melhorando a circulação. Estes fatores também podem diminuir o risco de doença vascular periférica.

Hipertensão arterial
A atividade física pode reduzir a pressão arterial de pessoas hipertensas. Além disso, reduz a gordura corporal, que também está relacionada com níveis elevados de pressão arterial.

Diabetes
No caso de pessoas que não dependem da insulina, os exercícios físicos reduzem a gordura corporal e ajudam a prevenir e controlar a doença.

Obesidade
A atividade física ajuda a reduzir a gordura corporal e aumentar a massa muscular, provocando o aumento do consumo de calorias pelo organismo. Em associação com uma alimentação adequada, ajuda a controlar o peso e combater a obesidade, importante fator de risco para várias doenças.

Dor lombar
Melhorando a força muscular, a flexibilidade e a postura, a atividade física ajuda a prevenir dores lombares.

Osteoporose
Os exercícios físicos favorecem a formação dos ossos e podem evitar a perda óssea associada ao envelhecimento.

Melhora da auto-estima e combate ao estresse
Estudos sobre os efeitos psíquicos da atividade física demonstram que a prática regular de exercícios pode melhorar o humor e a auto-estima devido a produção de endorfina. Pesquisas importantes mostram que a atividade física pode, também, combater a depressão e a ansiedade.

Deficiências
Os exercícios aeróbicos evitam o aparecimento de deficiências em pessoas com idade mais avançada.

Leia mais sobre:
Artigos Relacionados:
Random Posts