O Portal Carreira & Sucesso é uma publicação digital da Catho. Aqui você encontra informações relacionadas ao mercado de trabalho, que irão auxiliá-lo em seu desenvolvimento profissional.

05/10/2015 - 5 dicas para superar o desemprego

Autor: Roni Silva

Apesar de não ser agradável, estar desempregado não é o fim do mundo. A situação, que pode acontecer com todos os profissionais em algum momento de sua carreira, pode causar problemas financeiros e psicológicos, mas, também, abre caminhos para uma volta por cima.

“O desemprego é uma situação que tem várias causas, mas que só pode ser superado se a pessoa que passa por isso tiver foco”, explica a psicóloga comportamental Maria Aparecida das Neves. Não se vitimizar é importante, não pense em causas, ou possíveis erros, o momento agora é pensar no que há pela frente, quais as maneiras de se reerguer e qual o passo a passo.


Conheça cinco dicas que podem te ajudar a superar o desemprego:

Atualize o seu currículo: O seu currículo será o seu maior companheiro nesta fase. Atualize sua versão física e online. Preste atenção na linguagem utilizada e nos recursos ortográficos. Revise-o uma, duas, três vezes.

Faça contatos: Amigos, parentes e colegas de outros trabalhos, faça com que as pessoas saibam que você está em busca de uma nova oportunidade profissional. Contatos são fundamentais para um profissional, por isso, é importante mantê-los sempre por perto.

Entenda o mercado: Qual posição você deseja? Você está qualificado o suficiente? Há muitas vagas em sua área de atuação? Qual o salário médio que você ganharia? Entender os aspectos gerais de sua área de atuação pode ser decisivo na hora de conquistar uma nova posição.

Atualize-se: Aproveite o seu tempo livre para ganhar conhecimento. Diversas instituições oferecem uma série de cursos de requalificação profissional grátis em diversas plataformas e com temas variados. Com uma rápida procura na internet é possível encontrar diversas opções. Aproveite!

Tenha Foco: Não deixe o desespero tirar o seu foco. Busque, mas tenha um plano previamente organizado. Defina qual a colocação desejada e trace os seus objetivos profissionais. Faça uma tabela de acompanhamento e saiba para onde, quando e o porquê você mandou o seu currículo para toda e qualquer vaga prospectada.

 

Leia mais sobre:

  |    |    |