O Portal Carreira & Sucesso é uma publicação digital da Catho. Aqui você encontra informações relacionadas ao mercado de trabalho, que irão auxiliá-lo em seu desenvolvimento profissional.

06/09/2011 - Objetivo Profissional

Autor: Luiz Serpa

Objetivo ProfissionalO currículo é o seu primeiro contato com os empregadores, por isso, você tem que indicar qual é o seu perfil profissional logo no começo, abaixo dos dados pessoais, para que decidam se está de acordo com o que procuram para a empresa. Como eles recebem muitos currículos para uma vaga de emprego anunciada, quanto mais bem dispostas as informações no seu currículo, maior será o número de interessados por ele.

Para ter mais chances de sucesso nos processos seletivos, você precisa elaborar um currículo com o objetivo profissional bem definido e mostrar aos recrutadores que tem foco e plano de carreira traçados. Ou seja, é necessário deixar claro qual é o cargo que pretende ocupar, ou em qual área gostaria de trabalhar.

O objetivo profissional deve ser curto e direto, mostrando claramente qual cargo ou área você quer ocupar dentro da empresa. Seja específico, evite escrever um objetivo profissional genérico, que não deixe claro o que você quer. Descreva o seu objetivo profissional em uma linha, de forma sucinta.

Caso seja o seu primeiro emprego e você não tenha experiência profissional, informe em qual área gostaria de trabalhar e destaque no seu currículo cursos que tenha feito e quais as suas habilidades comprovadas para chamar a atenção do recrutador.

Mais de um currículo, mais de um objetivo profissional

É recomendável que você faça um currículo direcionado para cada vaga de emprego que pretende se candidatar. Descreva o seu objetivo profissional de acordo com o cargo que você quer e destaque as experiências que mais se enquadram aos requisitos da vaga. Ter um currículo focado aumenta as chances de chamar a atenção do recrutador, pois ele vai encontrar o que está procurando no seu currículo.

O objetivo profissional é importante para mostrar qual o foco do seu currículo, é a porta de entrada para o recrutador analisar se as suas experiências, conhecimento e formação estão de acordo com o que ele precisa. Portanto, seja objetivo e saiba descrever de forma direta qual é o seu foco profissional e qual o seu plano de carreira.

Modelo de objetivo profissional

O que preencher no campo Objetivo profissional? Essa pergunta pode ser facilmente respondida quando você já tem definido qual o seu foco profissional. Mas pode ser uma dor de cabeça caso você esteja pensando sobre qual área escolher.

O ideal é preencher o objetivo profissional com a função que você quer desempenhar na empresa. Evite informar mais de um objetivo no mesmo currículo, para não passar a imagem de indecisão sobre a sua carreira. Caso não tenha isso definido, é possível informar em que área gostaria de trabalhar. Não escreva frases prontas, sem objetividade e que não mostrem claramente o que você quer.

Veja exemplos de objetivo profissional

Objetivo profissional ideal:

  • Desejo atuar como Redator Publicitário;
  • Quero atuar como Analista Contábil;
  • Quero atuar na área Comercial.

Objetivo profissional sem cargo definido:

  • Quero atuar na área de Marketing e Vendas.
  • Quero atuar na área de Gestão de Pessoas.
  • Quero trabalhar na área Financeira.

Objetivo profissional para o primeiro emprego:

  • Estou à procura do meu primeiro emprego. Quero atuar na área Comercial;
  • Estou à procura da minha primeira experiência profissional na área de Vendas.

Objetivo profissional não recomendado:

  • Desejo atuar na área Comercial, com vendas e atendimento direto ao cliente, com o intuito de aprimorar os meus conhecimentos e elevar a qualidade dos serviços prestados pela empresa;
  • Quero atuar como Analista Contábil, Analista de Cobrança ou Analista Fiscal.
  • Quero atuar na área Comercial ou na área Financeira.

 

Serviços da Catho Online sugeridos:

  • Análise de Currículo: Consultores avaliam seu currículo e enviam por e-mail todas as orientações para adequá-lo.
  • Elaboração de Currículo: Consultores elaboraram um currículo, destacando os pontos fortes de sua carreira profissional.
  • Carta de Apresentação: Consultores elaboram uma carta de apresentação objetiva para destacar-se nos processos seletivos!
Leia mais sobre:

  |    |