Saiba como lidar com amizades tóxicas no trabalho

amizades tóxicas

Você já deve ter ouvido falar em amizades tóxicas em seu ciclo social, mas hoje iremos mostras as dicas e explicações dos especialistas do assunto sobre como lidar da melhor forma com esses tipo de pessoa no ambiente de trabalho. 

Aprenda aqui como normalmente agem aqueles amigos tóxicos, como ajudá-las e também como você pode se sair bem com essa situação de maneira efetiva para a sua saúde mental. 

Vamos conferir?!

O que são as amizades tóxicas no trabalho?

A rotina muitas vezes nos deixa cansados e reflexivos e isso não se pode evitar. Mas, e quando do nosso lado existem pessoas que só reclamam do trabalho e da vida? Como podemos agir para não sermos contagiados?

Os famosos colegas tóxicos existem em todas as empresas e eles possuem, quase sempre, as mesmas características apatia, vivem reclamando de tudo e nunca estão satisfeitos. 

Para Margareth Signorelli, coach de relacionamento e terapeuta, é necessário colocar limites e barreiras. “Se você percebe que uma pessoa é inconveniente, é necessário falar que não gosta das atitudes dela e dizer que não permitirá mais que ela se comporte assim. Quando uma pessoa não te respeita, diga que não permitirá que isto aconteça. Você não vai mudá-la, mas vai ensinar os seus limites mostrando até onde ela pode ir”, explica.

Normalmente, as amizades tóxicas são compostas por laços que cultivamos que nos fazem mal. Nessas relações, as pessoas fingem querer o nosso bem e podem até demonstrar afeto ou oferecer ajuda em momentos de necessidade, mas possuem segundas intenções em relação à amizade.

Caso a pessoa continue a se portar ou fazer as mesmas coisas de antes, você deve cortá-la e dizer o motivo. “Se afaste, pois os bons relacionamentos são de troca equilibrada e não dos que roubam sua energia, enfraquecendo-o”, enfatiza a especialista.

Como agem as pessoas tóxicas

Pode até parecer estranho, mas existem muitas pessoas que possuem amizades tóxicas no trabalho ou na vida pessoal e que não sabem disso.

Conheça agora algumas ações comum em relação tóxica:

  • Falam mal de você e de outras pessoas pelas suas costas;
  • Não cumprimentam e não fazem contato visual;
  • Não querem que você tenha outros amigos;
  • Não reconhecem suas necessidades e desejos;
  • Usam expressões preconceituosas ou de ódio quando vê alguém se aproximando;
  • Colocam você em situações desconfortáveis intencionalmente;
  • Manda e-mails curtos e grossos;
  • Não fazem questão de ser educados;
  • Deixam você para baixo e tentam te mudar;
  • Quando é designado a realizar alguma atividade, geralmente responde com irritação extrema e parece que toma como afronta pessoal;
  • Podem ter mania de perseguição, onde todos e tudo os odeiam;
  • Culpam você por tudo.

Se você revisar todos os seus relacionamentos por esta perspectiva, ficará fácil saber quais relacionamentos são tóxicos. “São as conexões que nos fazem perder nosso poder pessoal. Na verdade, o único tipo de relacionamento tóxico é aquele que rouba a sua energia”, explica Margareth.

Descubra como cuidar da sua saúde mental no trabalho e tenha um autocuidado.

Porque mantemos pessoas tóxicas por perto?

Todos os relacionamentos são trocas de energia. Cada conexão nos alimenta com poder ou nos suga, drenando nossa energia. Energiza-nos ou rouba nossas forças.

Para Margareth existem três motivos para você entender porque está mantendo um relacionamento tóxico: medo, culpa ou obrigação.

“Então, você tem que se questionar e entender quais são os seus motivos e trabalhá-los em você. Ninguém muda o outro, mas se você mudar, o outro muda também”, conclui a terapeuta Margareth Signorelli.

E se você está em busca de um novo emprego, não deixe de acessar o site da Catho para se candidatar a milhares de vagas de forma grátis e ainda por tempo limitado. Basta preencher o formulário a seguir com seus dados e começar já!

Cadastre-se e busque a vaga de emprego ideal!

  • 1 Crie uma conta grátis
  • 2 Cadastre seu currículo
  • 3 Busque vagas e candidate-se
  • 4 Aguarde contato do recrutador

Obrigado por realizar seu cadastro na Catho!

Em seguida, finalize seu cadastro na nova janela.

Começe hoje mesmo a buscar a vaga de emprego ideal para sua carreira! Boa sorte!

76% dos recrutadores preferem contato via celular
Ambiente seguro Já possuo conta na Catho
 

Como ajudar um amigo tóxico?

Segundo Margareth, isso é um trabalho muito delicado em que os profissionais levam anos para conseguir fazer com que uma pessoa pessimista mude o seu modo de ser. “O que eu recomendo é fazê-lo sempre ver o outro lado de cada situação em que ele mostre seu pessimismo.

O ideal é sempre buscar o autoconhecimento, trazer as soluções para questões como: “Porque isto acontece comigo?” trazer como reflexão o que é que eu tenho que experimentar com esta situação.

Como lidar com as amizades tóxicas no trabalho?

De acordo com a psicóloga comportamental Rani Pacheco, os rabugentos são pessoas que querem mais do que qualquer outra coisa serem reconhecidos e respeitados sendo quem eles são. 

No entanto, eles têm receio em confiar nos outros, não suportam expor vulnerabilidade e, consequentemente, adoram ter controle emocional. 

Como resultado, eles usam sua personalidade “mal-humorada” para manter os demais à distância, e ter controle sobre seu trabalho e seu espaço.

Então, ao invés de ignorar uma amizade tóxica ou tornar-se impaciente com ele, por que não tentar ajudá-lo a ter um dia mais feliz?

Aqui estão algumas dicas da psicóloga sobre como conviver com as amizades tóxicas no trabalho de maneira mais fácil. Veja:

1. Não fique na defensiva

Respeitei-o e tenha certeza de que ele te respeita também. Ele não é o que parece ser o tempo todo, tenha isso em mente. 

Algumas pessoas têm problemas com a vida, que são refletidos em seu temperamento, e quanto mais você entender, melhor lidará com isso.

2. Estabeleça os limites corretos

Crie limites saudáveis ​​sempre que você tenha que trabalhar com ele. Não seja injusto apenas por causa do seu mau humor.

Conheça as nossas dicas para diminuir o estresse no escritório.

3. Não faça fofoca

Seu colega de trabalho pode ser uma pessoa muito difícil de lidar, mesmo assim, não faça fofoca sobre ele. Você só vai trazer mais negatividade para o ambiente de trabalho. 

Além disso, às vezes esse colega pode já estar sabendo que é motivo de fofoca e por isso continua amargo com todo mundo.

4. Seja paciente

Certifique-se de que você não reaja de forma hostil quando se aproxima dessa pessoa. Veja se ela também não se incomoda com essa aproximação.

5. Pergunte se você pode ser de grande ajuda

Tente falar sobre o comportamento com a pessoa e ofereça ajuda. Se ela não quiser, não insista, permaneça aberto caso surgir um interesse futuro.

Descubra mais de 300 mil vagas no site da Catho.
Saiba mais

E aí, gostou de aprender como lidar com as amizades tóxicas em seu trabalho? Então, aproveite para compartilhar o conteúdo com seus amigos nas redes sociais! 

Avalie esse artigo:
Autor

Time de profissionais da Catho, onde reunimos especialistas para falar sobre mercado de trabalho, processos seletivos, entrevista de emprego e muito mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse milhares de vagas de emprego, incluindo home office!