O Portal Carreira & Sucesso é uma publicação digital da Catho. Aqui você encontra informações relacionadas ao mercado de trabalho, que irão auxiliá-lo em seu desenvolvimento profissional.

22/02/2012 - Senac São Paulo: Fornecedor para RH 2012

Autor: Caio Lauer

Senac SPAs principais empresas fornecedoras de produtos e serviços para Recursos Humanos foram premiadas por meio do Prêmio Melhores Fornecedores para RH 2012, promovido pela Editora Gestão & RH. O grande vencedor da premiação, entre todas as categorias foi o Senac São Paulo, com a sua área denominada Atendimento Corporativo, focada em desenvolver soluções educacionais sob medida para organizações públicas e privadas.

Conversamos com Maurício Pedro, gerente corporativo da instituição, que fala sobre a conquista máxima do prêmio e explica como a empresa vem se destacando no segmento de educação corporativa.

Boa leitura!

Nesta premiação dos melhores fornecedores, a votação é feita, basicamente, por profissionais de RH. Qual a importância de receber o prêmio vindo deste público?

Para nós é o que tem mais significado, pois quem vota neste prêmio são nosso clientes diretos. A área de Atendimento Corporativo do Senac tem se especializado em criar soluções para os funcionários das empresas. Temos um grupo de especialistas que se preparam constantemente para melhor atender as necessidades do mundo corporativo. Então, quando temos a conquista do prêmio como resposta, reforça o papel que estamos trilhando, que é a busca de estarmos cada vez mais próximos do que o cliente precisa.

Qual é o maior mérito do Senac São Paulo ao conquistar o prêmio?

Desde o início da premiação, em 2007, estamos na lista dos 100 maiores fornecedores. Em 2008, 2010 e 2011, ficamos entre os 10 primeiros. Sabendo dos correntes que estão presentes, que são dos mais diversos segmentos de Recursos Humanos e de Gestão de Pessoas, e da categoria de Educação, para o Senac, ser eleita a principal empresa, é de uma satisfação sem tamanho.

As empresas vêm se atentando mais em desenvolver seus profissionais?

Nos últimos 15 anos houve um grande aprimoramento e desenvolvimento da área de RH. Daí a importância que esta área tem atualmente nas empresas. Percebo que o RH está cada vez mais atento ao que os profissionais precisam em relação a competências técnicas e humanas. A premiação representa muito isso e estar presente em todas as edições mostra a consolidação do Senac.

As próprias instituições educacionais, que eram focadas basicamente no ensino mais clássico e acadêmico, hoje, de modo geral, têm um departamento exclusivo para atender empresas. O Senac, de alguma forma, sempre trabalhou com este foco até pela sua natureza.

O que diferencia as soluções educacionais do Senac com o resto do mercado?

São 65 anos de existência e isso traz muita tradição. Buscamos inovar e oferecer diversidade. Diferente de qualquer outra instituição, o Senac São Paulo tem uma capilaridade muito grande distribuída pelo estado inteiro. Na maioria das grandes cidades você irá encontrar uma unidade física do instituto.

Temos também uma área de desenvolvimento de produto e o Atendimento Corporativo, que é totalmente focado nas empresas. São em torno de 50 profissionais de relacionamento com as organizações, sem citar professores e equipe administrativa. No último ano, para se ter uma ideia, atendemos mais de 50 mil pessoas e crescemos, em média, 20% ao ano.

Hoje, quais são as soluções educacionais mais requisitadas?

Vejo as empresas muito preocupadas em desenvolver seus líderes e gestores e os cursos focados neste tema são muito procurados. A área de Atendimento, Vendas e Informática também são bastante buscadas. Outras como Saúde e Segurança do Trabalho vêm ganhando espaço também.

A educação a distância é cada vez mais procurada e temos mais de 50 profissionais envolvidos com esta atividade. Boa parte de nossas soluções também têm passado por este tipo de plataforma.

Como é o trabalho de oferecer soluções sob medida para cada demanda empresarial?

Atuamos em todo o estado de São Paulo, com mais de 60 unidades, e 65 anos de mercado. Em cada uma de nossas unidades temos um executivo de conta. É um profissional de relacionamento que é preparado para ir até as empresas e conversar com os representantes das organizações, que em sua maioria são gestores de RH, para desenvolver soluções sob medida.

A partir de um amplo portfólio e de um grande grupo de professores e especialistas em diversos temas, como liderança e atendimento, isto nos ajuda a formatar uma solução adequada. Um curso de liderança, por exemplo, tanto do ponto de vista de tempo, quanto de dinâmica em sala de aula, pode ter vários formatos. É aí que o Senac atua e atende exatamente a necessidade daquele grupo.

Leia mais sobre:

  |    |    |    |