O Portal Carreira & Sucesso é uma publicação digital da Catho. Aqui você encontra informações relacionadas ao mercado de trabalho, que irão auxiliá-lo em seu desenvolvimento profissional.

05/12/2012 - Série Férias: Aprenda a delegar atividades antes das férias

Autor: Caio Lauer

Porque delegar tarefasO verão está chegando, época em que muitos profissionais tiram as tão merecidas férias. O planejamento sobre as atividades antes deste período de descanso é fundamental, e saber escolher as pessoas que vão dar o suporte necessário na ausência do trabalho garante o sucesso e um retorno tranquilo para que as tarefas estejam concluídas ou em um andamento satisfatório.

Organizar as atividades antes das férias é uma importante dica para conseguir se desprender das responsabilidades: um mês antes deve haver um programa, planejando delegar as tarefas para outras pessoas, informar por escrito o que combinou com os colegas e deixar o superior direto ciente de quem vai fazer determinado serviço. “Tem gente que sai às pressas para as férias, se planeja mal, e acaba deixando tarefas pendentes. Estas pessoas serão, muito possivelmente, contatadas dentro do seu período de descanso pela empresa para resolver algo ou tirar alguma dúvida”, comenta Eduardo Shinyashiki, especialista em Desenvolvimento Humano.

Quanto melhor definir quais são as tarefas importantes a se fazer antes de sair, mais o profissional se apresenta organizado e disciplinado – é importante determinar quais são as tarefas das semanas ou dos dias nos quais estará ausente. A partir desta lista, é preciso definir prazos, quem serão os responsáveis pelas atividades e suas prioridades. De acordo com Shinyashiki, existe a questão da empatia, pois todo profissional passará por esta situação. Outra boa maneira de fazer com que os colegas aceitem receber o trabalho de quem sairá de férias é manter um bom relacionamento. “Estabelecer vínculos que vão além da função do dia a dia auxilia bastante no modo em que as pessoas irão receber as tarefas”, indica o especialista.

Porque antecipar as tarefasPlanejamento antes das férias

A exigência competitiva das empresas faz com que a carga pesada de trabalho seja comum no dia a dia. Antecipar tarefas antes de sair de férias se apresenta como uma ação árdua, porém o profissional deve saber quais destas atividades são fundamentais para a estratégia da organização. “Este planejamento é uma garantia de que, quando a pessoa retornar de férias, estará com as atividades bem administradas”, aponta Mariella Gallo, coach profissional.

O envolvimento profissional exigido pelas empresas faz com que os funcionários consigam se desligar cada vez menos de seu ofício nos períodos de descanso. Para Mariella, o uso de notebooks e smartphones permite que os profissionais tenham fácil acesso a e-mails e documentos compartilhados, por exemplo, em qualquer lugar e hora do dia, “dificultando separar o lado particular do profissional”.

Para ser mais produtivo, o indivíduo precisa saber gerir seu tempo e priorizar suas atividades. Em seguida, com disciplina, foco e planejamento terá melhor produtividade em seu dia a dia.

 

Leia mais sobre:

  |    |    |    |