12 habilidades profissionais imprescindíveis para sua carreira

habilidades profissionais 2023

Você quer se destacar nos processos seletivos? Então, não perca mais tempo e descubra agora quais as 12 habilidades profissionais imprescindíveis para qualquer perfil e conquiste uma carreira de sucesso.

Além disso, veja as nossas dicas de como buscar por novas skills e se tonar um candidato desejado no mercado de trabalha. 

Vamos nessa?!

O que são habilidades profissionais?

As habilidades que um profissional conquista durante a sua jornada nada mais são do que competências desejadas no ambiente de trabalho para que as atividades sejam realizadas da melhor forma possível em cada ocupação.

Muitas vezes, esses aprendizados surgem de forma natural e se tornam um dom que aquele profissional tem. Podemos ressaltar então que essas habilidades inatas são aquelas que você aprende de forma rápida e sem obstáculos. 

Além disso, nada impede que você estude e capriche ao realizar as tarefas para se tornar bom naquilo que se faz necessário. Nenhuma habilidade é impossível de ser conquistada ou não de se executar. 

Atualmente, além de um bom currículo, muitos recrutadores durante um processo seletivo buscam compreender naquele candidato quais são as suas competências. Pois é com esse estudo que acontece a avaliação sobre se o perfil da vaga combina com a candidatura.  

Veja como inserir no currículo as suas habilidades e competências e aumente suas chances de contratação.

Qual a importância das soft skills para a uma carreira? 

Uma outra maneira de mencionar sobre competências, é incluir o termos em inglesa soft skills. A nomenclatura se tornou popular no mercado e muitos trabalhadores gostam de ressalta-las em seu currículo. 

Isso porque, as habilidades profissionais são qualidades cada vez mais valorizadas no mercado de trabalho. Elas fazem com que você se destaque da concorrência e podem te auxiliar a conquistar seus objetivos profissionais!

Um outro ponto bem interessante de ressaltar quando falamos de competências profissionais, é que muitas vezes as empresas decidem o nível que aquele profissional está comparando o quão expert ele é em determinada atividade.

Ou seja, para você sair de um nível júnior e se tornar alguém pleno em sua área, é importantíssimo que seja craque em nas demandas e ações que aquele cargo exige.  

Como conquistar novas habilidades? 

Aprender novas competências, se aprimorar naquelas que você já domina pode ser algo de grande importância para conquistar uma promoção e até mesmo dar inicio a uma grande carreira.

Você pode começar a almejar um cargo e buscar saber mais sobre ele. Ler nas descrições das vagas de emprego o que os recrutadores estão desejando pode ser um omito começo para você se tornar destaque. 

Veja agora outras dicas de como você pode buscar por novas habilidades profissionais: 

  • Converse com seus colegas para saber quais atividades e competências eles mais usam no dia a dia;
  • Busque pesquisar na internet e nas redes sociais quais as habilidades mais quentes no mercado;
  • Aprenda com cursos online, tire certificações e se torne um profissional qualificado;
  • Faça uma autoavaliação e tente perceber quais as habilidades que você mais tem facilidade e quais são aquelas mais problemáticas; 
  • Foque nas competências que você mais usa e naquelas que tem mais chances de errar ou são mais difíceis para aprender;
  • Fuja do comodismo e sempre aprenda coisas novas. 

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Habilidades profissionais imprescindíveis

Todos querem trabalhar numa excelente corporação. Todos querem estar sentados em uma cadeira das “Melhores Empresas Para Se Trabalhar“. O que nem todos captam é que quem faz esta ou aquela empresa ser uma organização bem vista por todos são as pessoas, são os calaboradores como você! 

Sim, são os funcionários, os capitais humanos, que fazem com que uma companhia cresça e se multiplique em seu nicho. Logo, o que faz uma empresa ser melhor para se trabalhar é a própria pessoa que nela atua.

Então, se você quer trabalhar em um ambiente de sucesso e também trilhar uma carreira, independente da área, que seja responsável pelo bom padrão, veja as 12 habilidades profissionais consideradas imprescindíveis: 

1. Flexibilidade

A flexibilidade é a atitude para lidar com os imprevistos e contornar os momentos de crise. Para isso, tem que se “treinar” a improvisação e se tornar uma pessoa cociente sobre que nem sempre as coisas sairão como o planejado.

Mas como fazer isso? Há alguns pontos que ajudam nesse treinamento de como se tornar alguém flexível. Veja:

  • sempre que puder, troque um trabalho que exige minuciosidade e morosidade por ações;
  • trabalhe com equipes que contenham uma diversidade de pessoas, que vai te ajudar a aceitar que não existem verdades absolutas;
  • crie o costume de pedir a opinião para toda sua equipe e observe os vários pontos-de-vista para resolver um determinado problema;
  • marque num papel os motivos que o levaram a determinar certa decisão e se você os mantém ou não quando a situação muda de rumo.

Essa habilidade profissional é muito útil quando há um planejamento ou uma estimativa que não se cumpre. O ideal é conseguir se estruturar novamente e seguir os passos de acordo com o novo plano.

2. Autoconfiança e autoconhecimento

Essas habilidades são importantes para você assumir riscos e ter segurança, são ótimas para o espírito empresarial, visando ser um líder que passa confiança e respeito.

Para isso, saia da sua zona de conforto e comece a ter uma visão mais ampla de até onde você pode chegar; marque num papel seus objetivos, circule os que já alcançou e sempre determine novos.

Além disso, fuja das pessoas muito protetoras e de superiores que não delegam tarefas, limitando sua capacidade; para melhorar seu autoconhecimento, tente enxergar como as pessoas ao seu redor o vêem ou procure um especialista no assunto, como um terapeuta, para melhorar suas capacidades pessoais.

Se conhecer e prevenir ações que podem ser extraordinárias em certos cenários pode salvar não apenas a sua reputação como seu emprego! 

3. Iniciativa

Serve para tornar as ideias boas em prática. É agir com velocidade e inovação. Ter iniciativa é pensar em uma solução antes que aconteça o problema e também ser ágil quando um erro acontece, independente de quem ou o que foi.

Para potencializar essa habilidade é interessante que você:

  • ofereça ajuda para resolver situações difíceis e imprevisíveis;
  • se houve problemas e riscos, passe a considerar os erros cometidos no passado como novas oportunidades para aprender;
  • Pense no coletivo, buscando uma boa solução para todos os lados e custos;
  • desenvolva atividades que estão coligadas à iniciativa como delegar tarefas, análise de custo-benefício; clarifique suas prioridades para colocá-las em prática.

O maior inimigo de alguém com iniciativa é o “pensar muito e resolver pouco”, pois quando demoramos para resolver algo, isso pode se tornar algo grande e de difícil resolução. Por isso, busque sempre as melhores soluções, sendo sozinho ou em equipe. 

4. Competitividade

Ter metas claras, não contentar-se em chegar ao objetivo comum. Preocupar-se em realizar um excelente trabalho, ir além dos objetivos determinados por seus superiores, ter tendência a inovar e desfrutar coisas que antes não conseguia.

Todos esses fatores referem-se a uma competitividade sadia, um passo para o sucesso. Esta habilidade está intimamente ligada às suas emoções e motivações pessoais.

Questionar sobre e manter o foco em seus objetivos e metas, sobre aquilo que realmente gosta de fazer e evitar rotinas de trabalho, sempre inovando, é um modo de potencializar essa habilidade.

5. Visão no cliente

Descobrir os desejos ocultos do outro, investir tempo sobre as necessidades das outras pessoas e clientes, enfim, detectar aquilo que satisfaz o cliente.

Para potencializar essa habilidade: controle suas emoções e tenha flexibilidade para relacionar-se com os diversos tipos de pessoas; quando tem que lidar com clientes que não são muito claros naquilo que desejam, aprenda a questioná-los, para detectar sua real necessidade e desejos; tente manter-se sempre disponível para o cliente; seja simpático; desenvolva um histórico de pedidos de todos os seus clientes, para que, quando eles entrem em contato, você possa otimizar a comunicação.

Aprender como os compradores dos produtos da empresa na qual você trabalha agem, pensam ou reagem é uma ótima estratégia para se tornar destaque entre a sua equipe.  

6. Compreensão interpessoal e empatia

Ter sensibilidade para lidar com todos, satisfazer os demais e tornar-se o líder do grupo graças à sua empatia. Esta é a habilidade-chave, principalmente para aqueles que lidam diretamente com o atendimento e profissionais na área de prestação de serviços.

Cabe a esses profissionais identificar com empatia aquilo que seus clientes realmente necessitam. Na verdade, a empatia se desenvolve com a prática, primeiro conscientemente (tomando notas do que o outro diz, escutando dúvidas e necessidades) e depois convertendo isso num hábito diário.

A comunicação interpessoal pode também auxiliar no crescimento de sua carreira, pois é assim que se é lembrado e surgem as oportunidades de ajuda. 

Você saber como responder sobre habilidades na entrevista de emprego? Então veja a forma correta aqui!

7. Capacidade de liderança

É a capacidade natural dos outros seguirem a você. Se você tem facilidade em motivar seus colegas de trabalho e eles sempre pedem a sua opinião para tomar decisões importantes, você já tem essa capacidade dentro de si.

Fazer com que os superiores também te sigam é uma boa proposta. Para potencializar ainda mais essa capacidade, é importante que:

  • Dedique uma parte do seu tempo para escutar os demais integrantes da equipe,
  • Conhecer os problemas pelos quais estão passando e deixar claro que eles podem confiar em você para alcançarem suas metas;
  • Tentar ganhar o respeito dos demais por meio de suas atitudes, trabalhando com coerência e dando sempre o bom exemplo,
  • Saber ouvir e dar as respostas certas para que todos se sintam a vontade em procurá-lo.

8. Persuasão

Influenciar e persuadir os demais para alcançar os objetivos propostos é uma habilidade muito poderosa. Alguns têm um inexplicável magnetismo com os outros membros da equipe para que eles deem o melhor de si.

Mas, para conseguir ganhar mais capacidade de persuasão, há algumas dicas: melhore sua capacidade de comunicação e a maneira de por no papel o planejamento das metas; seja coerente em tudo o que diz ou faz, pois é a segurança de sua credibilidade e, assim, poderá fazer com que os outros te sigam.

Apenas não confunda essa poderosa habilidade de persuadir com a de manipular as pessoas, pois nesse caso essa capacidade deixa de trazer benefícios profissionais para você.

9. Trabalho em Equipe

Se sentir bem em estar colaborando com todas as pessoas, em que elas também lhe digam o que deve fazer; escutar e respeitar as opiniões alheias diversas das suas; preferir trabalhar em conjunto para alcançar um objetivo comum a trabalhar sozinho para almejar por metas individuais.

Essas são atitudes daqueles que possuem essa brilhante capacidade de trabalhar em equipe. Aprender a aceitar críticas; aprender a delegar tarefas; pedir opiniões para os demais e eliminar as barreiras formais em situações rotineiras são formas de você potencializar mais essa habilidade.

Saber trabalhar em equipe é uma das competências mais buscas quando um recrutador abre um processo seletivo para uma vaga. Pois é com essa boa convivência que os setores irão prosperar. 

10. Visão do negócio

Para aqueles que se preocupam em estar sempre atualizados; têm a própria opinião sobre em qual lugar está sua organização e para onde ela irá caminhar e é capaz de prever as consequências das suas decisões antes que elas virem um problema.

Essas são as características de quem já possui essa habilidade, de aguçar seu faro para um todo. Para potencializar ou começar a treiná-la: desenvolva seu lado e sua curiosidade intelectual, acostumando-se a ler livros, revistas e jornais periódicos;

Além disso, dedique uma parte do seu tempo para planejar, analisar e estabelecer prioridades na sua área de atuação; para prever possíveis consequências no futuro, passe a analisar a realidade do mercado em longo prazo, contrastando dados do passado com dados do presente.

11. Comunicação

Ser um profissional bem comunicativo é visto como excelência no mercado, isso porque, pessoas assim tem o poder de uma boa conversa, conduzem projetos e reuniões de forma assertiva. 

Falar, escrever e se expressar bem faz também muita diferença na hora de uma contratação. Você pode adquirir essa habilidade lendo, escrevendo e pesquisando técnicas para se tornar um profissional preparado. 

Falando nisso, entender o que são as soft skills é uma ótima ferramenta para melhorar a comunicação pessoal. Clique e saiba como desenvolvê-las.

12. Criatividade

Como podemos resolver conflitos e crises na empresa ou em nosso time da melhor maneira? Bom, usando a criatividade para buscar uma resposta mais rápida e completa! 

Um profissional criativo é aquele que traz ideia inovadoras, que dão mais chances de dar certo e também que gosta de compartilhar experiências e aprendizados. 

Ah! E está enganado quem pensa que a criatividade é valida apenas para aqueles que trabalham com criação, pois ela está em nosso dia a dia e em todo momento. Sem você saber, você está criando ou imaginado algo!  

Assim como a comunicação. você pode aprimorar essa competência lendo e escrevendo mais, tendo ideia e anotando, pesquisando mas sobre o assunto e até mesmo vendo filmes e séries.

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