O Portal Carreira & Sucesso é uma publicação digital da Catho. Aqui você encontra informações relacionadas ao mercado de trabalho, que irão auxiliá-lo em seu desenvolvimento profissional.

15/05/2008 - OS SEGREDOS PARA UMA BOA COMUNICAÇÃO VERBAL

 

Naísa Modesto

Já vai longe o tempo em que saber falar em público era uma competência que só precisava ser dominada por palestrantes, oradores e porta-vozes de empresas.

A competitividade do mercado corporativo e a exigência pela formação mais completa tornaram a comunicação verbal uma ferramenta valiosa para quem deseja desenvolver-se profissionalmente.

Reinaldo Passadori decidiu, há mais de 20 anos, dedicar-se ao desenvolvimento desta competência em outras pessoas e criou o Instituto Passadori.

Acompanhe nesta entrevista exclusiva para o Jornal Estilo & Gestão RH as dicas do especialista para fazer uma boa apresentação e fugir dos obstáculos da comunicação verbal.

Estilo & Gestão RH Catho Online: O que é essencial para encantar os ouvintes durante uma apresentação?
Reinaldo Passadori:
O equilíbrio. É importante que a pessoa tenha uma boa condição para enfrentar os medos, os fantasmas e os agentes inibidores, para que possa se superar e falar com naturalidade e desenvoltura em toda e qualquer situação, independentemente do aspecto psicológico. Mas de nada adianta ter desenvoltura se, ao falar, sua voz é limitada, se sua fala é baixa, rápida demais ou muito devagar. É importante ter uma boa voz, que transmita as informações com clareza. É importante ter boa dicção, variar o volume e a tonalidade. E, no mínimo, manter as pessoas acordadas (continua).

Para ler a matéria completa, clique aqui.

Leia mais sobre:
Artigos Relacionados:
Random Posts