A empresa que você trabalha oferece salário emocional?

A empresa que você trabalha oferece salário emocional?

salário emocional

Conheça o salário emocional que as empresas oferecem,  que não tem a ver com valor econômico e descubra se a empresa que você trabalha oferece esse beneficio.

Salário emocional

Um emprego, ao contrário do que muitas pessoas acreditam, na prática, pode oferecer muitas vantagens além do salário econômico propriamente dito. Mais do que apenas o pagamento mensal, “a empresa pode oferecer vantagens e oportunidades que complementam o valor do salário”, explica a gestora de carreiras e especialista em RH, Madalena Feliciano.

Em outras palavras, o salário emocional é todo aquele que, não em forma de dinheiro, complementa a sua renda. Ele pode ser revertido em melhorias gerais, como alguns auxílios.

Madalena explica que “ele serve como um incentivo aos profissionais da empresa e auxilia também no desenvolvimento do negócio”. Isso porque, com funcionários felizes, o rendimento do trabalho aumenta. De acordo com uma pesquisa divulgada pela Universidade da Califórnia, um trabalhador feliz é, em média 31% mais produtivo, 3 vezes mais criativo e vende, em média, 37% a mais em comparação com os outros.

Desse modo, “investir no emocional é também investir na própria empresa e no rendimento da equipe”, afirma a gestora. Quando há dedicação no bem-estar, há uma boa equipe, já que oferecer melhores condições de vida e trabalho faz com que sejamos felizes na carreira.

| Baixe os nossos Modelos de Currículo

Veja se você tem um salário emocional

Conheça alguns exemplos de salário emocional e descubra se a empresa na qual você trabalha oferece esse beneficio.

  1. Espaços destinados à saúde dentro do espaço de trabalho;
  2. Ambientes de lazer e bem-estar;
  3. Horário flexível;
  4. Incentivo na obtenção de conhecimento;
  5. Práticas sustentáveis;
  6. Outros incentivos que possibilitem uma melhor relação no espaço de trabalho.

Madalena afirma que “oferecer um bom salário emocional aos seus funcionários não beneficia apenas os colaboradores, mas também a própria empresa. Isso porque, trabalhadores motivados tendem a trabalhar com dedicação e não como uma ‘obrigação’ e, além disso, ‘vestem a camisa’ da empresa”.

Vale ressaltar ainda que, o salário emocional NÃO SUBSTITUI O SALÁRIO ECONÔMICO. O Salário econômico é um direito de todo trabalhador e não deve, em nenhuma hipótese, ser desmerecido. Por isso, esse tipo de salário surge como um bônus, uma melhoria no espaço de trabalho.

| Veja as mais de 200 mil vagas no site da Catho

E aí, sua empresa de oferece salário emocional? Então, aproveite e compartilhe o link desse texto lá nas suas redes sociais.

Avalie esse artigo:
Autor

Time de profissionais da Catho, onde reunimos especialistas para falar sobre mercado de trabalho, processos seletivos, entrevista de emprego e muito mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse milhares de vagas de emprego, incluindo home office!