cursos para alavancar sua carreira Cursos Online
Treinamento Empresarial
Conferências
Cursos Presenciais
Catho Cursos
   Área de Treinamento Online     Esqueceu sua senha?
 
Preencha seu email abaixo e receba informações sobre nossos cursos:  
CONSULTA de CERTIFICADOS
Digite o código do certificado:  
Entre em contato conosco
Seja um parceiro
Seja um professor
Envie sua sugestão de curso
Indique este site

CENTRAL DE ATENDIMENTO
Telefone Atendimento de segunda a sexta-feira das 8hs as 17hs
(11) 4134-3570
E-mail Entre em contato

Prêmio CORP RH 2010

PEC CORPORATIVO CATHO

O Conteúdo da Catho Cursos em seu Site

PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO EM GESTÃO EMPRESARIAL

A Catho Cursos é uma unidade de negócio da Catho Online

Sistema de gestão de certificado ISO 9001

Somos associados:

ABED ABTD

Siga-nos no Twitter
Home » Artigos sobre E-learning » Feedback

Feedback

Raúl Candeloro
|

A palavra feedback não tem tradução direta para o português. Algumas pessoas usam “retroalimentação”, mas isso parece mais um aspirador com defeito do que realmente um termo para ajudar as pessoas.

Feedback é a capacidade de dar e receber opiniões, críticas e sugestões sobre alguma coisa pessoal ou profissional. É uma das coisas mais importantes na vida, de realmente aprender a fazer. Casamentos e relacionamentos são baseados em poder conversar sobre o que incomoda e como melhorar. Novos produtos e serviços são lançados baseados nas opiniões de clientes. Nossa própria vida pessoal é influenciada diariamente pelo processo contínuo de receber feedback da vida e saber como lidar com isso.

Como em tudo na vida, não nos ensinam a dar ou receber feedback na escola. Aprendemos da pior maneira: com as cicatrizes da nossa falta de planejamento e das respostas inesperadas que a vida nos joga na cara.

O interessante é que sabemos criticar, mas dar feedback é mais do que isso. Precisamos saber fazer isso corretamente se quisermos realmente mudar algo de forma construtiva. Muita gente reclama e acha que fez o suficiente. Não é assim. O mundo está cheio de pessoas que reclamam o dia inteiro e nada muda. Por isso precisamos aprender a dar a nossa opinião da forma certa, do jeito certo e para o público certo.

Também precisamos ter a humildade de aprender a receber feedback. Todos os dias vemos à nossa volta pessoas teoricamente inteligentes que não têm o famoso “semancol” e continuam errando de forma que poderiam ser consideradas burras, mesmo com sinais de todos os lados mostrando que estão na contramão. Isso me faz lembrar um ditado espanhol que meu pai sempre repete: “Não existe pior cego do que aquele que não quer ver”. E é verdade.

Nenhum líder ou empreendedor chegará muito longe se não desenvolver intensamente a capacidade de dar e receber feedback. Uma empresa onde todos ficam amordaçados pode até ser lucrativa a curto prazo, mas com certeza será um ambiente tóxico de trabalho e terá que mudar se quiser crescer a longo prazo.

São coisas que todos sabemos, mas, infelizmente, na correria do dia-a-dia, raramente temos tempo de parar para estudar. É muito importante ressaltar isto: lidar com pessoas é a parte mais difícil de qualquer liderança empreendedora. Finanças, marketing, estratégia, tudo muito importante. Mas no final o que realmente faz a diferença são as pessoas. Por isso precisamos, como líderes e empreendedores, aprender a lidar proativamente com o assunto.

Antes de mais nada, para dar feedback você precisa que a outra pessoa aceite o fato. Allan Cohen, expert em liderança, nos dá 4 dicas para conseguirmos isso e começarmos o processo de feedback corretamente. São frases que você pode usar para começar a conversa e organizar seus pensamentos:

1.Quando você faz isto, tem este impacto sobre mim.
2.Quanto você faz isto, você não está atingindo estes objetivos específicos.
3.Você pode estar atingindo seus objetivos, mas veja que existe um custo muito alto não reconhecido.
4.Existe alguma coisa que eu esteja fazendo que possa estar provocando este comportamento?

Publicado originalmente na versão online da Revista Negócios edição 69. Escrito por Raúl Candeloro, diretor da Editora Quantum e palestrante especialista em vendas e motivação.

Saiba mais sobre Feedback com o curso presencial Liderança: a Arte de Liderar Pessoas:


Curso Presencial Liderança: a Arte de Liderar Pessoas









Conheça os cursos online de Raúl Candeloro:

PROSPECÇÃO E FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES






Fonte:

Os textos aqui apresentados não representam necessariamente a opinião e/ou posicionamento da Catho Educação Executiva e são de inteira responsabilidade dos seus autores.

Veja também:
Os Gestores Paternalistas   25/09/2012
Oito Dicas para um Feedback Honesto   18/01/2012
Trate o funcionário Como Cliente para Triunfar   16/01/2012

Torne-se um Parceiro da Catho Cursos



Copyright 1996- Catho Online. Todos os direitos reservados. All rights reserved. ajuda / faq . mapa do site . Contato