COMO COMBATER O ALTO COLESTEROL COM ALIMENTAÇÃO E EXERCÍCIOS
* Elisabete Fernandes Almeida
Você já ouviu falar em fibras solúveis e insolúveis?
As primeiras "grudam" no colesterol ingerido, ajudando a eliminá-lo. Já as fibras insolúveis vão para o intestino e também colaboram para diminuir a absorção do colesterol.
Ambas bloqueiam parcialmente a gordura alimentar, pois atuam como fitoesteróis - substâncias vegetais que competem no organismo com a absorção do colesterol.
BERINJELA: UMA BOA NOTÍCIA!
A berinjela pode ser servida grelhada, com molho de macarrão ou mesmo numa lasanha vegetariana, com pouco azeite. Segundo estudos recentes, a dieta com baixo teor de colesterol e medicamentos à base de estatinas devem ser recomendados para a prevenção da arteriosclerose. Esta orientação faz parte das Diretrizes Brasileiras sobre Dislipidemias e da Diretriz de Prevenção da Aterosclerose do Departamento de Aterosclerose da Sociedade Brasileira de Cardiologia.
OUTROS ESTUDOS...
Cientistas americanos descobriram que comer maçã - com casca - diminui a oxidação do colesterol no sangue. Outra novidade boa é a que tomar três copos de suco de amora ou uva "ursina" por dia pode aumentar a taxa de colesterol bom no sangue. Estas frutas ampliam os níveis de antioxidantes e reduzem o risco de doenças do coração.
O OVO DE VOLTA AO CARDÁPIO
Um só ovo comum tem 215 mg de colesterol, quase o total do consumo diário recomendado, que é de 300 mg para quem tem índices normais. Mas veja uma comparação entre o ovo e a picanha: o organismo não absorve todo o colesterol que se ingere ao comer o ovo. Já a gordura saturada presente na carne vermelha não tem limite de absorção: ela é toda transformada em colesterol ruim, o "LDL". É indicado comer, no máximo, dois ovos por dia, desde que se reduza o consumo de gorduras saturadas.
COM A PRÁTICA REGULAR DE EXERCÍCIOS, MENOS COLESTEROL!
A melhor forma de Elevar as taxas do bom colesterol ainda é fazer exercícios físicos – junto a uma alimentação equilibrada, além de não fumar.
Dez em cada dez pessoas acreditam que é saudável praticar exercícios regularmente, mas apenas 31% fazem alguma atividade física, segundo estudos realizados em vários países ocidentais pela OMS - Organização Mundial de Saúde.
A falta de tempo é a principal barreira contra a atividade física regular, seguida pelo estresse e pelo excesso de trabalho.
Pelo menos no que diz respeito à falta de tempo, as notícias são encorajadoras! Uma pesquisa recente feita pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, colocou por terra a crença de que é preciso se exercitar exaustivamente durante uma hora para obter benefícios para a saúde - efeitos positivos podem ser obtidos com períodos curtos de atividade moderada. Dez minutos de atividade física, três vezes ao dia, podem substituir 30 minutos de exercício aeróbico contínuo, como caminhada ou natação.
A caminhada rápida faz bem ao coração, pois ela diminui a pressão arterial, ajudando a preservar as artérias. E pode, ainda, estimular o aumento da quantidade do colesterol "HDL" (o bom colesterol) no sangue. A caminhada parece até fazer com que o sangue se torne menos "pegajoso" e, portanto, menos propenso a produzir coágulos - isso reduz em 50% o risco de um ataque cardíaco.
Também é possível abaixar o colesterol levantando peso; malhar três vezes por semana eleva o "HDL", além de reduzir o "LDL".
* Elisabete Fernandes Almeida é escritora e editora médica com especialização em Projetos de Educação Médica Continuada. É presidente da Latin-Med Editora Médica, editora médica da Conexão Médica, diretora do departamento de Educação Médica para Leigos da Associação Paulista de Medicina e atua em vários sites médicos.