Pesquisa dos Profissionais Brasileiros

A Pesquisa dos Profissionais Brasileiros é um panorama do comportamento dos profissionais apresentada por estatísticas sobre hábitos e rotinas da carreira dos brasileiros. Com mais de 26.400 respondentes, trazemos um levantamento completo e atual do mercado de trabalho brasileiro, que mostra não só sua evolução ao longo dos tempos, mas também suas tendências e previsões.

A Catho vem acompanhando todas as transformações do mercado desde sua fundação, em 1996. Com o passar do tempo algumas modificações ocorrem no relacionamento de pessoas e empresas e isso afeta diretamente nosso trabalho. A Catho, neste contexto, tem justamente o desafio de entender e propor soluções que facilitem o encontro do profissional com a empresa certa.

Introdução

Perfil dos Entrevistados

A pesquisa sobre a Contratação, a Demissão e a Carreira dos Profissionais Brasileiros surgiu em 1988, a partir de uma iniciativa pioneira da Catho, para entender melhor o mercado de trabalho brasileiro. Focada em obter respostas diretamente dos profissionais, seu objetivo é identificar tendências do mercado de trabalho e acompanhar a sua evolução ao longo dos anos.

Assim, a Catho pode trabalhar alinhada com as necessidades do mercado e também contribuir divulgando e disseminando essas informações para os meios de comunicação e instituições não-governamentais, oferecendo estatísticas confiáveis sobre hábitos e rotinas da carreira dos Profissionais Brasileiros.

Empregados

Perfil dos Empregados

Esta seção da pesquisa explora questões das carreiras dos profissionais que estão empregados atualmente em relação ao seu histórico profissional, emprego atual e perspectivas de carreira.

Foram abordadas questões sobre as considerações do profissional para buscar uma nova oportunidade e as ferramentas utilizadas, as etapas passadas durante o processo seletivo, os aspectos que o motivam no emprego, a remuneração e os benefícios oferecidos aos profissionais dentro das empresas e a percepção em relação ao mercado, os planos e expectativas que tem para sua carreira, a intenção de buscar outro emprego, entre outras.

Na pesquisa, foram detalhados todos os aspectos que contribuem para a carreira do profissional.

Quantidade de entrevistas antes da contratação (%)

Desempregados

Perfil dos Desempregados

A pesquisa mostra um panorama geral do desemprego no Brasil, com foco no que o desempregado está fazendo para buscar uma nova oportunidade.

Mapeamos o motivo pelo qual os profissionais não estão no mercado de trabalho, os motivos que os fizeram sair do emprego anterior, o que esperam na sua próxima oportunidade, há quanto tempo estão desempregados, quais ferramentas eles procuram para se recolocar no mercado de trabalho, sacrifícios e dificuldades como desempregados, entre outros aspectos.

Motivo pelo qual ficou desempregado (%)

Contratação

Perfil de quem Contrata

Esta seção aborda as questões levadas em consideração pelos profissionais que fizeram contratação de outros profissionais.

Foram pesquisados os motivos de abertura de vagas, de que forma buscaram os profissionais, quais critérios levam em consideração durante o processo seletivo e quais suas expectativas em relação a estes novos candidatos.

A pesquisa trata tudo que envolve a contratação de profissionais, desde o momento em que ele envia seu currículo para uma empresa, passando pela entrevista e fatores que influenciam na contratação.

A pesquisa destaca os principais aliados dos profissionais no momento de conseguir um novo emprego.

Fatores de maior impacto na contratação (média)

Demissão

Perfil de quem Demite

Esta seção busca entender, dos profissionais que já realizaram demissão, os aspectos que levaram à saída dos profissionais demitidos da empresa, a condução do processo de demissão e os principais efeitos sobre a decisão de encerrar o vínculo com o profissional.

A pesquisa mostra tudo que envolve a demissão do profissional, desde o motivo pelo qual o profissional foi demitido até o como foi conduzida a demissão.

Motivo pelo qual o profissional foi demitido (%)