Logotipo da Catho

Analista de Marketing

Média Salarial
R$ 3.365,26
Vagas na Catho

O que faz?

Elabora estratégia no desenvolvimento de materiais promocionais e campanhas em mídia online e off line. Realiza pesquisas de mercado e analisa comportamento do consumidor para atender as necessidades dos clientes e criar novos produtos ou serviços. Presta suporte na organização de feiras, eventos e exposições.

Tudo o que você precisa saber

Analisa o contexto do mercado onde está inserido para desenvolver planos de ações estratégicos. Estuda os públicos-alvos do produto ou serviço da empresa, com o intuito de ampliar a base de clientes e fidelizar os já existentes. Participa da criação e lançamento no mercado de novos produtos e serviços.

Responsável pelos canais de comunicação, padrões, identidade visual e posicionamento da marca. Administra as redes sociais da organização, blogs de conteúdo e cria conteúdos para estes canais.

Acompanha métricas e índices de performance estratégicos para avaliar a eficácia das ações tomadas. Analisa o retorno sobre o investimento de ações da área do marketing.

Segue os planejamentos coordenados pelo gerente de marketing e elabora relatórios de resultados, sendo supervisionado por este profissional e possivelmente também pelo coordenador de marketing. Coordena e supervisiona as atividades do assistente de marketing e estagiários.

Em seu dia a dia, realiza tarefas como:

  • Desenvolvimento de promoções e campanhas
  • Apoio para a implementação de ações planejadas
  • Participa da criação de novos produtos ou serviços
  • Acompanhamento e gerenciamento de redes sociais
  • Acompanhamento de métricas e índices de performance
  • Análise do retorno sobre os investimentos de marketing
  • Planejamento para aumentar o tráfego orgânico e pago do site
  • Organização de eventos
  • Elabora relatórios de resultados

Áreas de atuação

O marketing é uma área essencial para todas as empresas, de todos os segmentos. Pois são os profissionais desta área que cuidam de maneira estratégica das relações da marca com o público, buscando a fidelização e a atração de novos clientes.

No entanto, por mais que o marketing seja uma área fundamental, não são todas as empresas que estruturam esta área internamente. Logo, este profissional é uma peça chave para organizações com estruturas e processos de marketing mais definidos.

Por conta disso, o mercado de trabalho para o analista de marketing tem diversas frentes de atuação. Mas as maioria das vagas de analista de marketing estão em empresas de:

  • Tecnologia: e commerces, blogs de marca, sites, fornecedores de softwares, etc.
  • Comércio de Varejo e Atacado
  • Indústrias e Fábricas
  • Startups

Empresas com canais de venda ou conteúdos presentes nos meios eletrônicos precisam de um analista de marketing, podendo ser também dos segmentos financeiro, administrativo, imobiliário e até empresas de consultoria.

As oportunidades de atuação para o analista de marketing estão em todos os segmentos empresariais!

Pré-requisitos para esta profissão

Para assumir este cargo, é preciso atender a alguns pré-requisitos da profissão. Em geral, a maioria das vagas de analista de marketing exigem:

  • Curso superior: preferencialmente em Marketing. Mas cursos de publicidade e propaganda, jornalismo e comunicação também são bem vindos.
  • Conhecimentos de informática : ferramentas de marketing digital, análise de dados e pacote office.
  • Experiência prévia na área de marketing, ex.: assistente de marketing, analista de marketing junior ou estágio.

Para ser analista de marketing júnior não é preciso experiência como analista de marketing, apenas em outros cargos da área. Mas para vagas de analista pleno e sênior, é desejável experiência prévia como analista de marketing.

Formação desejada

Para assumir o cargo de analista de marketing, é preciso ter diploma de graduação reconhecido pelo MEC. Os cursos ideais para a profissão são:

Marketing: Oferecido nas modalidades bacharelado e tecnólogo, com durações respectivas de 2 e 4 anos. Saiba mais sobre este curso e como obter desconto para sua formação!

Publicidade e Propaganda: Oferecido na modalidade bacharelado, com duração aproximada de 4 anos. Saiba mais sobre este curso e como obter desconto para sua formação!

Jornalismo: Disponível na modalidade bacharelado, com duração de 4 anos. Saiba mais sobre este curso e como obter desconto para sua formação!

Comunicação Social: Duração de 4 anos em grau de bacharelado. Saiba mais sobre este curso e como obter desconto para sua formação!

A pós-graduação é uma poderosa aliada para destacar o currículo e promover o crescimento profissional, além de cursos online que podem complementar seus conhecimentos da área!

Graduação

Estas são as faculdades que oferecem a graduação em Marketing com bolsas de desconto:

A Catho Educação oferece bolsas de até 80% para ajudar em sua formação!

Pós-Graduação

A pós-graduação não é exigida para o cargo de analista de marketing. Mas sem dúvidas ela é um grande destaque para os candidatos à vagas e um item essencial para a evolução da carreira.

Veja algumas pós-graduações para a área do marketing:

Cursos Online

Não é novidade que os cursos online são importantes para destacar o currículo e demonstrar o interesse por assuntos da área.

Veja alguns cursos online para a área do marketing:

Currículo: Modelo e dicas para Analista de Marketing

Para te ajudar a conquistar uma oportunidade como analista de marketing, segue um modelo de currículo para a área do marketing(modelo de currículo para a área do marketing).

O currículo é uma peça fundamental para atrair a atenção de contratantes e garantir uma oportunidade. Por isso, separamos algumas dicas de currículo para analista de marketing:

  • Objetivo Profissional: Coloque esta seção no início do seu currículo com a frase a seguir, preenchendo com a área de atuação do marketing que pretende seguir. Por ex.: “ Analista de Marketing - Marketing Digital “.
  • Resumo Profissional: Em não mais que 3 linhas, faça um resumo profissional sobre você falando sobre a sua formação, sua experiência na área do Marketing e suas principais habilidades desenvolvidas.
  • Formação Acadêmica: Começando da sua formação mais recente, inclua as informações sobre a sua graduação em Marketing ou em áreas correlatas. Não é preciso colocar o Ensino Médio nesta seção.
  • Experiências Profissionais: Começando da sua experiência mais recente, cite todas as experiências relevantes de Marketing que você possui. Detalhe as atividades desempenhadas considerando as mais relevantes para a oportunidade que você deseja conquistar.

E depois que ele estiver pronto, você pode se candidatar para as vagas de analista de marketing aqui na Catho!

Como faço para atuar nessa área?

Para atuar como analista de marketing, é preciso

  • Ter o perfil esperado para a profissão
  • Graduação em Marketing ou áreas correlatas
  • Experiência profissional na área do Marketing
  • Ter um bom currículo de Analista de Marketing
  • Candidatar-se à vagas de analista de marketing

Matérias

5 características de um bom líder

A imagem do líder vem se modificando a cada dia. A figura que antes demonstrava poder e era o centro das decisões,

Dica de português: mal ou mau.

Você já deve ter se perguntado: mau com “U” ou mal com “L”? Qual é o correto? Ambas as palavras estão corretas

O que é Home Office?

Saiba mais sobre essa modalidade que ganha cada vez mais adeptos no mercado

10 habilidades imprescindíveis para qualquer profissional

Todos querem trabalhar numa excelente corporação. Todos querem estar nas “Melhores Empresas Para Se Trabalhar“.