Logotipo da Catho

Aprendiz

Média Salarial
R$ 928,46
Vagas na Catho

O que faz?

Auxilia nas rotinas do departamento, envolvendo o atendimento ao cliente, acompanhamento de relatórios, elaboração de planilhas e controle de arquivos.

Tudo o que você precisa saber

Outros nomes para esta profissão

Aprendiz na área Administrativa, Aprendiz na área Comercial, Aprendiz na área Contábil, Aprendiz na área de Atendimento, Aprendiz na área de Cobrança, Jovem aprendiz

O que faz um aprendiz?

O aprendiz é um profissional recém-inserido no mercado de trabalho onde as empresas de diversos setores procuram para auxiliá-lo no aperfeiçoamento da área escolhida. A tarefa do aprendiz, na maioria das vezes, é de caráter administrativo e tem como papel principal exercer o aprendizado, mostrar os desafios e encaixá-lo na rotina de trabalho.

No Brasil, o aprendiz é amparado pela lei do Aprendiz, aprovada no ano 2000 e regulamentada em 2005. É perante ela que regem os limites de funções, a proteção e tudo que se trata sobre os trabalhadores dessa classe.

Segundo a lei, é considerado aprendiz o trabalhador com idade entre 14 e 24 anos vinculado a um contrato de aprendizagem. Além disso, a lei descreve que a contratação deste profissional é obrigatória para empresas de médio e grande porte, que devem ter um em seu quadro de funcionários de 5% a 15% dos cargos ocupados por eles.

Já a jornada de trabalho para os aprendizes também deve ser menor do que a prevista pela CLT. As normas legais declaram que esses profissionais não podem ultrapassar seis horas de carga horária, exceto aqueles que tenham completado o ensino fundamental e se no tempo de trabalho estiverem incluídas as aulas teóricas.

O contrato de trabalho não pode ser maior do que dois anos de atuação e não pode ser prorrogado em hipótese alguma.

Áreas de atuação


O profissional pode atuar como aprendiz em empresas privadas ou públicas, de médio e grande porte e de todos os segmentos de mercado.

O recomendado para os aprendizes é a participação em funções de assistência administrativa, secretariado e de escritório, adquirindo vivência e experiências corporativas.

Pré-requisitos para esta profissão

  • Ter entre 14 a 24 anos (exceto PCDs)
  • Deve estar cursando ou ter concluído o Ensino Médio ou Fundamental em escola de rede pública
  • Gostar de ler
  • Ter senso de organização
  • Ter vontade e disposição para o serviço
  • Ser uma pessoa proativa
  • Ter iniciativa
  • Ser responsável

Formação desejada

Para se tornar um aprendiz, o jovem deve estar cursando ou ter concluído o Ensino Médio ou Fundamental em escola da rede pública, ter entre 14 e 24 anos e se candidatar a uma vaga em empresa pública ou privada.

As formações técnico-profissionais são desenvolvidas e oferecidas por entidades do Sistema Nacional de Aprendizagem (Senai, Senac, Senar, Senat e Sescoop) ou por escolas técnicas e entidades sem fins lucrativos que prestem assistência aos adolescentes e à educação profissional.

Como faço para atuar nessa área?

Para atuar como aprendiz é preciso estar na faixa etária indicada, ter concluído ou cursando o Ensino Médio ou Fundamental do ensino público.

As empresas de setores públicos ou privados abrem vegas e processos seletivos para esses profissionais, então basta se candidatar.

Além disso, escolher empresas ou vagas com os cargos que mais te agrada pode ajudar em seu destaque e no começo de uma carreira profissional. A formação em cursos profissionalizantes também pode ser um excelente diferencial para o currículo.

Cursos Online que o candidato a aprendiz pode fazer

Veja abaixo alguns cursos online voltados para qualificação profissional:

Modelo de currículo para candidatos à vaga de aprendiz

Para se destacar no mercado de trabalho ter um bom currículo é fundamental! E para te ajudar, segue um modelo de currículo para Aprendiz.

E depois que ele estiver pronto, você pode se candidatar às vagas de aprendiz aqui na Catho!

Matérias

5 características de um bom líder

A imagem do líder vem se modificando a cada dia. A figura que antes demonstrava poder e era o centro das decisões,

Dica de português: mal ou mau.

Você já deve ter se perguntado: mau com “U” ou mal com “L”? Qual é o correto? Ambas as palavras estão corretas

O que é Home Office?

Saiba mais sobre essa modalidade que ganha cada vez mais adeptos no mercado

10 habilidades imprescindíveis para qualquer profissional

Todos querem trabalhar numa excelente corporação. Todos querem estar nas “Melhores Empresas Para Se Trabalhar“.