O Portal Carreira & Sucesso é uma publicação digital da Catho. Aqui você encontra informações relacionadas ao mercado de trabalho, que irão auxiliá-lo em seu desenvolvimento profissional.

04/10/2016 - Arriscar no mercado de TI?

Autor: Jacqueline Carmo

Boas notícias sobre o mercado de TI são corriqueiras. Setor em crescimento, alta oferta de vagas e salário atrativo são pontos que saltam os olhos de quem procura uma área para seguir, seja no início da carreira ou em um novo direcionamento profissional. Para ajudar no entendimento da profissão e saber se arriscar na área é uma boa opção, Larissa Meiglin, Supervisora de Assessoria de Carreira da Catho, conta os detalhes, tendências e perspectivas deste mercado.

Carreira & Sucesso – Quais são os cargos de um profissional de TI?  Onde ele pode trabalhar?

Larissa Meiglin – Um profissional de TI possui diversas oportunidades de atuação e suas possibilidades dependem de sua escolaridade e conhecimentos na área. Entre os cargos mais comuns, destacam-se: Técnico em TI, Estagiário de TI, Auxiliar de TI, Consultor de TI e Programador. E os profissionais podem trabalhar em qualquer setor do mercado.

A área de TI continua em crescimento e ainda estará em ascensão no país. Cargos como Analista e Técnico de Suporte, Desenvolvedor e Programador são grandes apostas e devem ser os cargos mais oferecidos para a área. O setor ganha força com o grande crescimento de empresas online e startups, por isso, merece atenção de profissionais que desejam se recolocar.

C&S – Quais são as áreas de especialização?

LM – As áreas de especialização mais comuns são: Computação Gráfica 3D, Engenharia de Software, Games, Tecnologia de Desenvolvimento de Sistemas, Tecnologias e Arquiteturas na Construção de Software, Gerenciamento de Engenharia Web, Redes e Sistemas para Internet.

C&S – Qual a média salarial de um profissional iniciante?

LM – Um profissional iniciante será estagiário, assistente, auxiliar ou trainee e neste começo de carreira o salário médio no Brasil será de R$ 1534,30*.

C&S – Como é a rotina de um profissional de TI?

LM – A rotina do profissional depende muito do momento de sua carreira, mas geralmente o profissional de TI desenvolve, implanta e presta suporte a sistemas de informação e soluções tecnológicas, definindo requisitos e especificando sua arquitetura. Instala e customiza softwares, administra sistemas e configura procedimentos de segurança de rede. Muitas vezes este profissional está inserido em uma equipe e/ou trabalha em parceria com outras áreas da empresa, fazendo com que o relacionamento interpessoal seja uma constante em sua rotina.

C&S – Diferenças de perfil e no dia a dia entre um profissional técnico e de negócios?

LM – De forma geral, o profissional técnico possui um perfil totalmente voltado ao planejamento e execução de um projeto ou uma tarefa, a análise crítica é o ponto alto deste perfil. No dia a dia fica, geralmente, alocado dentro da empresa, possui um cronograma das etapas do projeto e é responsável por executar as atividades planejadas, a fim de cumprir os prazos determinados. Durante a execução das atividades, frequentemente vemos a criação de soluções e a condução de testes, para que BUGs e desvios sejam identificados e tratados em sua origem.

Já o profissional de negócios possui um perfil híbrido, já que entende tanto sobre o levantamento de requisitos junto ao cliente, como também domina técnicas comerciais e de relacionamento com o cliente. Seu dia a dia consiste em fazer contato com clientes, negociar prazos e orçamentos e prezar por uma interface excelente entre os contratantes e a equipe técnica. Certamente é alguém que negocia com o cliente e também com a equipe técnica, buscando um meio termo entre as partes, contribuindo para que as metas da empresa sejam cumpridas.

C&S – Quais as oportunidades de trabalhar fora do país?

LM – A área de Tecnologia da Informação é uma das que mais exporta profissionais e os destinos mais comuns são Canadá, Nova Zelândia e Austrália. Os salários costumam ser mais atrativos e a oportunidade de aprender com novas realidades atrai diversos profissionais.

C&S – Qual o topo da carreira do profissional de TI? Como chegar lá?

LM – Segundo o Guia de Profissões e Salários Catho, o cargo de Diretor de TI costuma ser o topo da carreira do profissional da área. Para chegar ao cargo os profissionais trabalham em média 13 anos e 5 meses. 31% destes profissionais possuem MBA e 38% é graduado em Sistemas da Informação.

* Fonte: Guia de Profissões e Salários Catho

Leia mais sobre:

  |    |    |