40 ou 44 horas de trabalho..será que existe a jornada ideal?

trabalhar de forma híbrida

Saiba o que a OIT recomenda, o que a legislação determina e o que de fato cumprimos em relação à jornada de trabalho

Em época de crise econômica e desemprego em alta, muito se fala e discute sobre políticas públicas para geração de empregos,  mas a jornada de trabalho instituída no país é pouco citada como alternativa para fugir das consequências e mazelas causadas pela queda do poder de compra do brasileiro que vem sendo vítima de demissões em massa.

Em 1935, época em que o mundo ainda sofria as consequências da crise de 1929, a Organização Internacional do Trabalho – OIT adotou uma convenção  com um limite de 40 horas semanais.

Um dos motivos citados foi a preocupação com o desemprego, em alta naquela época. Mas apenas 15 países ratificaram esse novo limite até hoje. Em 1962, agência lançou, ainda, a “Recomendação de Redução da Jornada de Trabalho”, citando as 40 horas semanais como “um padrão social a ser alcançado por etapas, se necessário”.

O Brasil não ratificou nenhuma das convenções da OIT e a Constituição de 1988 estabelece que a jornada de trabalho no país seja de 44 horas por semana. Essa é a lei vigente até hoje, mesmo frente a campanhas pela redução para as 40 horas.

Cadastre-se e busque a vaga de emprego ideal!

  • 1 Crie uma conta grátis
  • 2 Cadastre seu currículo
  • 3 Busque vagas e candidate-se
  • 4 Aguarde contato do recrutador

Obrigado por realizar seu cadastro na Catho!

Em seguida, finalize seu cadastro na nova janela.

Começe hoje mesmo a buscar a vaga de emprego ideal para sua carreira! Boa sorte!

76% dos recrutadores preferem contato via celular
Ambiente seguro Já possuo conta na Catho

Mas o que é saudável e humanamente possível? Será que trabalhar muitas horas semanais não prejudica a integridade física do trabalhador?  Mais de 50 horas faz mal à saúde? De acordo com o estudo “Duração do Trabalho em Todo o Mundo”, publicado pela OIT em 2009, 50 horas por semana é o limite máximo de trabalho saudável. Depois disso, segundo os autores do estudo, ele se torna insalubre.

Ao que indica o estudo, a redução do limite de jornada de trabalho para 40 horas,  não tem sido visto apenas como um estímulo para a geração de empregos, mas tem sido reconhecido como contribuição para um conjunto maior de objetivos, inclusive, em anos recentes, o aprimoramento do equilíbrio trabalho-vida ou a famosa expressão qualidade de vida.

E você o que acha? Reduzir, manter ou aumentar a jornada de trabalho no Brasil? Seja em nome da geração de vagas de emprego ou para equilíbrio e sanidade mental dos tralhadores, a discussão é válida?

Saiba mais: Direitos trabalhistas: Como está a CLT em 2023? Saiba tudo!

Avalie esse artigo:
Autor

Time de profissionais da Catho, onde reunimos especialistas para falar sobre mercado de trabalho, processos seletivos, entrevista de emprego e muito mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse milhares de vagas de emprego, incluindo home office!