5 dicas para elaborar uma Carta de Apresentação

Sem tempo para ler? Que tal conferir a narração desse texto? Clique no play ou faça o download para ouvir offline!

Sabemos que o mercado de trabalho está cada vez mais concorrido e ter uma “carta na manga” é essencial para chamar atenção dos recrutadores antes mesmo da entrevista. A Carta de Apresentação é uma ótima opção – juntamente com o currículo – para aumentar suas chances de contratação. Mas, será que você sabe como estruturar uma carta de apresentação ou o que colocar nela?

Conversamos com a psicóloga e assessora de carreira da Catho, Elen Souza, e separamos para você algumas dicas que te ajudarão a elaborar uma carta de apresentação pra te deixar muito mais perto do seu próximo emprego. Na sequência, conheça essas dicas e entenda como cada uma delas pode te ajudar.

1 – Seja objetivo e claro

Na carta de apresentação é importante ir direito ao ponto, focando principalmente nos pontos fortes, pois assim o recrutador irá ter uma visão positiva da sua carta e você ganhará destaque em relação a outros candidatos.

2- Atraia a atenção do recrutador

As primeiras linhas da carta de apresentação são as mais importantes, pois elas farão o recrutador se interessar em ler o restante do conteúdo. Nelas, é preciso citar suas formações profissionais, como por exemplo: Sou um profissional formado em… (nome do curso) ou cursos que agregaram na sua formação (Inglês e Informática). Vale ressaltar também suas realizações na área de atuação anterior.

3- Cite suas experiências profissionais

Esse é a parte em que você deve falar sobre a sua carreira até aquele momento, destacando as empresas e cargos trabalhados anteriormente. Por exemplo: Minha última experiência foi na multinacional (Nome da Empresa), onde conquistei duas promoções, sendo o meu último cargo (Cargo e Área). Anteriormente, atuei na (Nome da Empresa), como (Cargo e Área).  Esse é um importante passo para que você mostre as suas experiências e sua capacidade profissional.

4- Convença o recrutador que você é adequado para o cargo

Falar sobre suas qualidades é sempre algo difícil, mas mostra ao recrutador o quanto você se conhece. Na carta, você precisa convencer que é a pessoa certa para trabalhar na empresa e apresentar suas principais qualidades relacionadas ao cargo é a melhor escolha.

5- Finalize com chave de ouro

Para finalizar, é importante ressaltar a sua disposição para ocupar a vaga e solicitar ao recrutador que entre em contato para uma entrevista, com frases do tipo: Estou à disposição para uma entrevista para que possa detalhar minhas experiências.

Se você ainda precisa de ajuda para elaborar a sua Carta, na Catho, temos consultores especializados em carreira que irão te ajudam a elaborar uma excelente Carta de Apresentação para que sua carta seja atrativa aos olhos dos recrutadores. Saiba mais.

Como fazer um currículo de auxiliar de produção

Sem emprego na crise do Coronavírus? 5 passos para voltar…

8 dicas de como mandar bem na sua vídeo-entrevista