5 erros ao pedir uma promoção

Nada melhor do que receber uma promoção inesperada, certo? Fruto do reconhecimento de seu desempenho como profissional, dos seus esforços no ambiente de trabalho e de suas habilidades. Contudo, nem sempre as promoções acontecem assim, muitas vezes, é preciso ter uma conversa com seu líder sobre o seu progresso profissional e seu desenvolvimento para alcançar a sonhada promoção. Mas para ter sucesso no seu pedido, é preciso levar em consideração aspectos que podem ser fundamentais. Pensando nisso, preparamos 5 erros que você não pode cometer na hora de pedir uma promoção:

1. Comparar-se com outros

Se comparar com colegas e falar sobre a remuneração e desempenho deles, é uma atitude deselegante e indiscreta. Justificativas como: “eu preciso da promoção pois meu colega foi promovido” são inadequadas e insuficientes, concentre-se em apresentar o seus resultados, atributos e o que você pode oferecer à empresa.

2. Não ter argumentos que justifiquem o seu pedido

É preciso que você apresente argumentos realistas e objetivos na hora de pedir a promoção. Não pense que “a empresa cresceu 30% esse ano, por isso mereço uma promoção” será um pretexto para que você seja promovido. Use fatos que justifiquem o seu pedido. Uma dica é escrever todas as suas funções, capacitações e habilidades e explicar o quanto você já contribui, em números, para a empresa e o quanto mais pode contribuir, dessa forma, terá maior segurança na conversa.

3. Apelar para o lado emocional: usar problemas e justificativas pessoais

Uma conversa com o seu chefe sobre uma possível promoção deve ser tratada como uma conversa de negócios, por isso, é preciso que você controle suas emoções. Manifestar o seu entusiasmo com a posição que deseja obter e com a empresa é interessante, mas tome cuidado para não passar a impressão de desespero, isso provavelmente irá afetar a percepção que o seu chefe tem de você. Apelar para o lado emocional também nunca é recomendado, “eu preciso muito dessa promoção” não é um bom argumento e justificativas pessoais como “preciso dessa promoção porque o meu aluguel aumentou” muito dificilmente terão efeitos positivos. Ademais, falar sobre a dificuldade que você possui em organizar seu orçamento doméstico irá indicar desorganização e falta de planejamento, o que pode prejudicar a sua imagem como profissional.

4. Ter postura arrogante, ameaçar ou mentir

Controle as suas reações faciais, o tom de sua voz e a sua frustração. O que você irá dizer é importante, mas como você irá dizer também é. Manter uma postura arrogante ou prepotente não vai ajudar na sua causa. Seja humilde e agradeça pelas oportunidades que teve na empresa até o momento. Da mesma forma, não é recomendado ameaçar o empregador dizendo que irá pedir demissão caso não receba a promoção ou inventar que recebeu uma proposta de outra empresa. Você pode ser desmascarado e criar uma situação delicada o que pode culminar no seu desligamento da companhia.

5. Escolher o momento errado para pedir a promoção

Escolher o momento certo não significa pedir a promoção logo após entregar um projeto de sucesso ou depois da realização de uma tarefa complexa e valorizada na empresa. É claro que você precisa ter um comportamento que justifique a sua a sua promoção, mas escolher o momento certo também envolve outros aspectos, como o momento pelo qual a companhia está passando. Se os resultados da empresa não têm sido positivos ou existe um projeto de redução de custos em andamento, as chances de obter sucesso no seu pedido são baixas.

Finalmente, não se esqueça que pedir uma promoção é uma negociação, caso não tenha a resposta que estava esperando não demonstre decepção. Fazer “corpo mole” pois ficou descontente com a recusa do seu empregador pode prejudicar uma próxima oportunidade. As suas oportunidades sempre serão maiores se você agir corretamente

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