Afinal, o que faz um Administrador?

Por ter uma formação generalista, o profissional de Administração tende a ser visto por muitos outros profissionais como um profissional substituível, com atividades que qualquer outro pode executar e detentor de um diploma do curso que os estudantes escolhem por não saberem o que quer seguir. Ao contrário disso, o profissional de Administração tem uma área de atuação ampla e sua presença é necessária em diversos campos.

“O administrador, de forma geral, gerencia recursos financeiros, materiais ou humanos de uma empresa, tendo lugar em praticamente todos os departamentos de uma organização pública, privada ou sem fins lucrativos. Em recursos humanos, responde pelo relacionamento da empresa com funcionários e sindicatos, gerencia admissões e demissões, planos de carreira e benefícios. No departamento de compras, faz cotação de preços, providencia a aquisição de matérias-primas e insumos, negocia com fornecedores e controla os estoques. Em vendas, encarrega-se da negociação de preços, condições de pagamento e prazos de entrega com clientes e das atividades de publicidade e marketing. No departamento financeiro, lida com pagamentos e recebimentos, a agenda de impostos ou a cobrança de clientes. Em indústrias, trabalha no controle de qualidade e de estoques de produtos acabados. Ele pode, ainda, definir as políticas corporativas, preocupando-se, por exemplo, com ações de sustentabilidade e responsabilidade social. Seja qual for a área de atuação, esse bacharel precisa se manter atualizado com a economia mundial e nacional, as tendências de consumo e a legislação na área de atuação da empresa.”

O curso de Administração de Empresas visa formar profissionais com ampla visão organizacional e espírito empreendedor para que eles sejam capazes, justamente, de atuar em diversas frentes organizacionais. O curso, Bacharel, tem duração média de 4 anos e pode ser complementado com extensões, especializações ou MBAs para que o profissional se aprofunde mais em determinado tema  e possa atuar em área mais específicas.

Para saber como é o mercado para esse profissional, médias saláriais e ramos que mais contratam, acesse o Guia de Profissões e Salários da Catho.

Sofrimento no trabalho após a volta do feriado? Algo pode…

Postura do chefe: favoritismo e indecisão são maiores insatisfações, diz…

Aproveite o feriado para pensar em sua carreira