Saiba tudo sobre o curso de Administração e áreas de atuação

curso de administração

Ter uma boa qualificação profissional é o que abre muitas portas. Essa abrangência se reflete no curso de Administração, que possui uma gama variada de disciplinas para que você aprenda a ser um administrador de sucesso.

Na faculdade, o curso mistura aulas teóricas com atividades práticas e geralmente há uma disciplina de estágio curricular obrigatório. Quem tem um diploma de Administração consegue atuar em diversos segmentos do mercado, diminuindo o risco de desemprego.

Quer descobrir mais sobre o curso de Administração e áreas de atuação? Confira a seguir!

Sobre o curso de Administração

A regulamentação da profissão de administrador ocorreu no Brasil em 1965, por meio da Lei nº4.769. A partir de então os cursos na área começaram a ser reconhecidos. Atualmente a graduação é uma das mais procuradas todos os anos no vestibular.

O curso é apenas de bacharelado e tem duração média de 4 anos. Na faculdade, o estudante tem uma visão geral do que é necessário para administrar empresas dos mais variados tipos: multinacionais, ONGs, companhias privadas ou públicas, microempresas, etc.

A maior parte da carga horária é teórica, porém quase todas as instituições exigem a realização de estágios obrigatórios para o aluno conseguir se formar. Também é necessário fazer um trabalho de conclusão de curso. Ele pode ser uma monografia ou um projeto empresarial.

De modo geral, a graduação fornece a você um conhecimento genérico. Isso quer dizer que depois da formatura é possível atuar em qualquer área: marketing, finanças, recursos humanos, logística, estratégia etc.

Para ser reconhecido como um administrador de sucesso, no entanto, é preciso fazer especializações. O conteúdo da graduação funciona apenas como uma base para que você entenda o que é gestão. Depois disso é necessário escolher seu foco de atuação.

Ao mesmo tempo em que a amplitude do curso de Administração é positiva, ela também faz com que você não se torne especialista em alguma área. Portanto é muito necessário fazer uma pós-graduação. Ela vai ajudá-lo muito a conquistar uma boa posição no mercado de trabalho.

A grade curricular do curso de administração

Independentemente da faculdade escolhida, a grade curricular dos cursos de Administração seguem uma linha parecida. Os dois primeiros anos são formados por disciplinas base e trazem matérias como estatística, sociologia, psicologia, contabilidade, economia e teorias da administração.

A formação específica aparece nos semestres finais e incluem disciplinas de estratégia, recursos humanos, marketing, controle de qualidade, logística e finanças.

A maioria dos componentes curriculares é formada por aulas teóricas, porém os professores não deixam de trabalhar as atividades práticas. Estudos de caso, seminários, jogos estratégicos e projetos experimentais são algumas formas de o aluno exercitar seus conhecimentos de forma dinâmica.

E se você está em busca de um novo emprego, não deixe de aproveitar o site da Catho de forma grátis e por tempo ilimitado. Basta preencher o formulário com seus dados e começar a se candidatar agora mesmo!

Cadastre-se e busque a vaga de emprego ideal!

  • 1 Crie uma conta grátis
  • 2 Cadastre seu currículo
  • 3 Busque vagas e candidate-se
  • 4 Aguarde contato do recrutador

Obrigado por realizar seu cadastro na Catho!

Em seguida, finalize seu cadastro na nova janela.

Começe hoje mesmo a buscar a vaga de emprego ideal para sua carreira! Boa sorte!

76% dos recrutadores preferem contato via celular
Ambiente seguro Já possuo conta na Catho

Quais são as disciplinas aprendidas?

Os primeiros anos da graduação são focados em disciplinas básicas, comuns a maior parte dos cursos da área de ciências sociais aplicadas. No decorrer dos semestres entram as matérias efetivamente relacionadas à gestão.

Confira alguns dos assuntos que você precisará estudar:

  • Fundamentos da Sociologia: analisa as bases da interação social, debatendo as teorias do que é sociedade;
  • Administração de Marketing: pesquisa de marketing, comportamento do consumidor e segmentação de mercado são pontos debatidos;
  • Comunicação Empresarial: reuniões, eventos, tipos de comunicação, relações de poder, imagem pessoal etc.
  • Administração Tributária: estuda a forma como os impostos afetam as
  • Economia das Empresas: estuda os conceitos de microeconomia, incluindo produto, oferta, preço, produção, custos e inflação;
  • Administração Pública: trabalha toda a estrutura do poder público;
  • Análise das Organizações: conceitua a estrutura organizacional e seu papel como entidade social;
  • Introdução a Finanças: trabalha com cálculos financeiros, fluxo de caixa, capital de giro etc.
  • Comportamento Organizacional: estuda sobre análise de desempenho, motivação, liderança, traços de personalidade etc.;
  • Administração de Qualidade: inspeção por amostragem, controle estatístico e normas técnicas;
  • Gestão de Pessoas: liderança, desempenho e qualidade de vida no trabalho são alguns dos temas abordados;
  • Administração Estratégica: trabalha com questões de vantagem competitiva e análise do ambiente interno e externo;
  • Logística Empresarial: estuda a gestão de estoques e a armazenagem e movimentação de materiais.

Quais são as especializações na área?

Como mencionamos no início do texto, as especializações são muito necessárias para quem faz um curso de Administração. O mais interessante é procurar por programas que abordem temas mais centrados, contrapondo o aspecto generalista da graduação. Algumas das opções disponíveis na área são:

  • Relacionamento Interpessoal;
  • Administração de Recursos Humanos;
  • Controladoria de Empresas;
  • Gestão Estratégica de Pessoas;
  • Marketing;
  • Gestão em Vendas;
  • Compras;
  • Estratégia de Negócios.

Como foi possível perceber ao longo texto, as matérias abordadas no curso de Administração fornecem conhecimentos nas mais diferentes áreas de gestão. Assim, você consegue adquirir uma visão macro do funcionamento das empresas.

O que mais vou aprender com o curso de Administração? 

O curso de Administração traz disciplinas bem generalistas, pois a ideia é preparar o aluno para atuar em diferentes locais e áreas. Sendo assim, algumas das matérias que você aprenderá vão te ensinar terefas como:

  • Elaboração, Organização e Controle de Documentos;
  • Elaboração de Folha de Pagamento;
  • Introdução à Administração;
  • Administração Pública;
  • Contabilidade Geral;
  • Economia;
  • Relações Trabalhistas;
  • Administração de Marketing;
  • Comportamento Organizacional;
  • Logística;
  • Gestão de Pessoas.
Você pode aumentar as suas chances de contratação baixando o nosso Modelo de Currículo para área de Administração totalmente de graça.

Estágio curricular e Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

Para conseguir o diploma de Administração, em geral o estudante precisa desenvolver um projeto de pesquisa ao final do curso, o chamado TCC. Esse trabalho é apresentado diante de uma banca avaliadora — formada por professores e profissionais da área.

Em relação ao estágio curricular, ele é obrigatório na grande maioria dos cursos. É nesse momento que o aluno consegue realmente vivenciar a prática empresarial e compará-la com as teorias ensinadas na academia.

Quanto custa um curso de Administração?

Você sabe quanto custa um curso de Administração? No Brasil, os valores podem variar de R$200 a R$ 3.500. Porem, a maior parte dos cursos estão na faixa de R$500 até R$1.000.

Além disso, a maior parte das faculdades, universidade e escolas técnicas oferece bolsas de estudo, o que deixa o custo ainda menor.

Os cursos Administração, sejam eles técnicos ou bacharelados, têm um custo bem acessível para grande parte da população. Por conta da ampla oferta de vagas, os valores tornam-se mais competitivos para atrair os alunos. O que é ótimo para quem busca por qualificação!

Sendo assim, existem programas de nível técnico na faixa dos R$300. No caso do curso superior, os valores são um pouco maiores, mas nada tão acima dos já citados. A modalidade online oferece preços entre R$200 e R$600, e a presencial fica com uma média entre R$400 e R$700.

Contudo, todos os preços podem ter o valor reduzido por meio de bolsas de estudo. Desse modo, procure pelo Prouni, programa do Governo Federal que oferece descontos de até 100%.

Encontre vagas de emprego para administrador em sua região.

Dicas de como escolher uma pós-graduação em Administração

Existem várias questões que você deve observar enquanto estiver buscando por um curso de pós-graduação. Até porque esse é um processo que demanda um pouco de tempo e reflexão. 

Sendo assim, nada de querer iniciar um curso às pressas, pois as chances de fazer uma escolha errada são grandes. E isso, com certeza, vai atrapalhar sua qualificação. 

1. Verifique seu objetivo pessoal 

Existem diversas pós-graduações em Administração, afinal essa é uma das áreas de estudo mais amplas. Desse modo, analise o que você está buscando com o curso.

Quer ter mais experiência em pesquisa? Então, talvez seja interessante seguir para um mestrado ou doutorado. Porém, se o que você deseja é qualificação para o mercado profissional ou aprofundamento em uma determinada área, pode buscar uma especialização. 

Já as pessoas que querem melhorar sua capacidade de gestão de equipes e de liderança podem achar mais interessante os cursos de MBA.  Ou seja, definir objetivos é o primeiro passo para encontrar a melhor pós-graduação para você. 

2. Observe a grade curricular do curso 

Cada curso é construído de uma forma específica. Sendo assim, uma pós-graduação na área de Recursos Humanos, por exemplo, pode ter diversos direcionamentos, dependendo do local em que é oferecida. 

Sendo assim, sempre procure conhecer a grade curricular da formação na qual está interessado. Na maioria das vezes, esse dado consta no site das instituições de ensino, porém se este não for o caso, entre em contato com a faculdade ou universidade e peça a informação. 

Assim, observe se as cadeiras que você irá estudar atendem, realmente, suas necessidades ou se seguem uma linha diferente da que estava interessado. 

3. Analise a qualificação dos professores 

Ter aulas com professores experientes e atuantes no mercado de trabalho fará toda a diferença em seu aprendizado. Portanto, opte por cursos que possuam um corpo docente formado, em sua maioria, por mestres ou doutores. 

Caso esses dados não estejam disponíveis no site, entre em contato com a coordenação ou dê uma olhada no currículo Lattes dos profissionais. 

4. Leve em conta sua situação profissional 

Em qual setor você atua no momento? E, como você imagina seu futuro profissional? Ao responder essa duas perguntas, será possível filtrar as pós-graduações que são mais indicadas ao seu perfil profissional

Então, pode ser que você queira ter mais conhecimentos na área na qual trabalha, pode ser que queira mudar de emprego ou de setor, pode querer uma promoção etc. Tudo isso, será relevante para sua escolha educacional. 

5. Observe sua rotina 

Nem sempre é fácil conciliar trabalho e estudos, mesmo na pós-graduação. Sendo assim, analise quanto tempo livre  você tem e, a partir daí, analise a modalidade de ensino (presencial ou online) que melhor se encaixa em sua rotina. A partir daí, é só procurar as opções disponíveis na área desejada. 

Saiba mais: Área de Administração: confira o Guia completo

Onde o profissional de Administração pode trabalhar? 

Cursar Administração é sinônimo de ter uma ampla gama de escolhas profissionais pela frente. Sendo assim, depois de formado, você pode atuar em empresas públicas e privadas, sejam elas da área financeira, hoteleira, hospitalar, comercial, esportiva etc.

Além da variedade de lugares onde é possível trabalhar, as atividades desenvolvidas por um administrador também são bem diversificadas.

Sendo assim, você iniciar sua carreira nas mais diversas empresas. Algumas possibilidades são:

  • indústrias;
  • hospitais;
  • empresas de serviços;
  • hotéis;
  • órgãos públicos;
  • companhias esportivas.

Quais os setores que um administrador pode atuar?

Desse modo, o ideal é especializar-se em algum setor.  Dentro desses locais, também é possível escolher a área de atuação. Os setores mais procurados, em geral, são:

  • recursos humanos: você pode coordenar os processos seletivos, gerenciar como será realizado o treinamento da empresa, organizar planos de carreira etc.; qualidade: as atividades incluem acompanhar o processo de compra e venda de serviços ou produtos e supervisionar a cadeia produtiva, garantindo um padrão de qualidade;
  • logística: nesta área, você vai administrar o fluxo de transporte de mercadorias da empresa e organizar a área de estoque;
  • marketing: o setor inclui atividades voltadas para o desenvolvimento e a divulgação de produtos e serviços que atendam as necessidades dos clientes;
  • controladoria: é o setor das finanças e suas atividades podem ser gerenciar e planejar o orçamento da empresa.
Descubra mais de 300 mil vagas no site da Catho.
Saiba mais

E então, percebe como um curso na área de Administração dá a você diversas possibilidades de trabalho? Seja no campo das finanças, das vendas, do marketing ou até mesmo como um gestor geral, a função de um administrador é sempre fazer as empresas crescerem.

Avalie esse artigo:
Autor

Time de profissionais da Catho, onde reunimos especialistas para falar sobre mercado de trabalho, processos seletivos, entrevista de emprego e muito mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse milhares de vagas de emprego, incluindo home office!