A relação entre líderes e seus colaboradores: o segredo do sucesso

Colunista: Alessandro NatalA relação entre líderes e colaboradores está diretamente ligada ao sucesso das organizações e é um fator crítico deste sucesso.

Equipes de alto desempenho são formadas por líderes que tem clareza em sua conduta, coerência entre discurso e prática, pois são referência para seus colaboradores.

Você sabe por que temos conflitos nas equipes? Porque crescemos e aprendemos que para você estar certo o outro precisa estar errado, quando o correto seria entender que ideias, opiniões ou maneiras de executar uma atividade “diferente” não são nem certas nem erradas, são simplesmente diferentes.
Para este equilíbrio precisamos trabalhar juntos num clima de compreensão, aceitação e respeito recíprocos.
Nossa principal função é o desenvolvimento dos profissionais e para que isto aconteça e possa influenciar positivamente na organização temos que:

  • Ser um facilitador dentro da organização;
  • Conhecer o potencial e limitações de nossos colaboradores;
  • Desenvolver a maturidade da equipe;
  • Criar um ambiente de confiança mútua;
  • Estabelecer canais de comunicação entre líder e liderado.

 
O mundo dos colaboradores, a não ser que contrabalançado pelo líder, torna-se um mundo no qual todos fazem a sua parte, mas ninguém realiza nada.
O mundo do líder, a não ser que contrabalançado pelo dos colaboradores, torna-se uma burocracia absurda do “homem de organização”.
Mas se um equilibra o outro, é possível haver criatividade e ordem, satisfação e missão.

Estamos preparados para a batalha da concorrência?

Para o jogo que virá

Tudo tem consequência