Como você exerce sua liderança?

Alessandro NatalPoder de posição ou poder pessoal?

A pergunta é: qual delas é a melhor ou mais aconselhada?

Exercer a liderança por poder de posição é fazer seus colaboradores cumprirem suas tarefas  por causa de sua posição. Aqui usa o antigo jargão: Manda quem pode, obedece quem tem juízo.

Exercer a liderança por poder pessoal é fazer com que seus colaboradores cumpram suas tarefas e se envolvam por respeitar o seu comportamento de líder.  Aqui é a liderança pelo exemplo.
Após a explicação certamente você pensará que a melhor ou mais aconselhada é a liderança por poder pessoal.
Nos ambientes corporativos não conseguimos liderar 100% por poder pessoal devido aos níveis de maturidade e desenvolvimento dos profissionais. É aceitável que em todas as equipes existam níveis diferentes de desenvolvimento e o líder precisa perceber o momento certo de utilizar seu poder de posição para cumprimento dos objetivos e também o seu poder pessoal para desenvolvimento dos profissionais.
A UNIC Gestão e Negócios Empresariais realizou com 150 empresas do Brasil de grande, médio e pequeno porte, uma pesquisa onde foi perguntada aos profissionais: Como seu líder exerce a liderança?
60% Poder de posição
40% Poder pessoal
Isso demonstra que falta muito desenvolvimento profissional.
A liderança situacional desenvolvida por Paul Hersey é o maior exemplo quando falamos em estilos de liderança. Nas quatro situações (Determinar, Persuadir, Compartilhar, Delegar) aparece o momento de poder de posição e poder pessoal.
Não existe um estilo de liderança padrão para as situações que nos deparamos no dia a dia. Nós, como Lideres, devemos analisar cada uma delas e aplicar nossa Liderança com base nos profissionais que lideramos.
Para os líderes, orientamos: busque continuamente seu desenvolvimento e lidere pelo seu poder pessoal.
Sucesso em 2012! 
 

Estamos preparados para a batalha da concorrência?

Para o jogo que virá

Tudo tem consequência