Comportamento Profissional

Colunista: Alessandro NatalO perfil comportamental está sendo avaliado como mais importante nas contratações do que as habilidades técnicas, afinal, é mais fácil e rápido treinar e desenvolver um profissional em suas atividades do que desenvolver competências comportamentais.

Seus comportamentos serão questionados várias vezes por dia, por pessoas, eventos e por você mesmo.  Seu sucesso profissional está ligado diretamente ao seu comportamento. Falamos em comportamento profissional por tratarmos de ambientes corporativos, porém esses comportamentos são os mesmos que deveremos manter também em nossa vida pessoal.
Abaixo listamos alguns comportamentais que são essênciais para o desempenho do profissional:
Um dos pontos de avaliação do seu comportamento profissional é a sua proatividade com o trabalho a ser desenvolvido, esteja sempre atento e pergunte: Onde posso contribuir?
“Eu posso fazer muitas coisas, mas tenho que fazer tudo direito”, frase do Rei Roberto Carlos quando perguntado a que atribuía sua longa carreira de sucesso. Isso mostra que precisamos fechar todos os ciclos que abrimos, ou seja, tudo tem começo, meio e fim.
O óbvio. Diariamente estamos utilizando essa palavra erroneamente, porque o óbvio só é obvio para quem está preparado. Como não sabemos o nível de desenvolvimento das pessoasm, seja em atividades ou em conhecimentos, devemos nos conter ao dizer que isso é óbvio.
Na dúvida, não faça, pergunte. Uma das melhores maneiras de aprender de forma correta é praticar o que é certo. Também com essa postura é criado um bom ambiente de compartilhamento de informações e experiências.
Qualidade. Conceito subjetivo que está relacionado diretamente às percepções de cada indivíduo. No dia a dia nosso comportamento em relação à qualidade deve ser : Não existe nada tão bom que não possa ser melhorado.
As empresas estão buscando profissionais que queiram aprender continuamente, pois essa é uma das grandes características das pessoas que atingem um alto nível de desenvolvimento, e para isso é essencial cuidar dos seus comportamentos.

Estamos preparados para a batalha da concorrência?

Para o jogo que virá

Tudo tem consequência