Comunicação entre líderes e colaboradores

Colunista: Alessandro NatalA comunicação é uma das mais importantes de todas as habilidades dos líderes e a que exige maior dedicação no desenvolvimento. Para validar essa informação trazemos um dado do Economist Intelligence Unit onde mostra que 70% dos CEOs Latino-Americanos apontam a comunicação oral e escrita como competência a ser desenvolvida. Principalmente o domínio da língua portuguesa.

Nos ambientes corporativos o que mais se houve é: temos sérios problemas de comunicação.
Nas comunicações, seja qual for o meio, a primeira questão deve ser: esta comunicação está dentro do âmbito de compreensão do receptor? Ele tem condições de recebê-las?
Os líderes são os responsáveis pela eficácia dos processos de comunicação, onde constantemente levam as informações para seus colaboradores em uma linguagem que eles compreendam para que se sintam envolvidos no processo.
Quando temos um comunicado da diretoria, o líder deve além de transmitir essa informação também entender o que os subordinados necessitam saber e no que estão interessados e então transmitir as informações. Para isso é importante estabelecer uma relação de clareza na conduta e um canal aberto para o diálogo.
Para uma comunicação eficaz três passos devem ser seguidos:
– Determinar a informação que deve ser transmitida;
– Escolher o melhor método de transmissão levando em consideração quem receberá a mensagem;
– Acompanhar o recebimento e certificar se houve compreensão.
Ao longo dos anos um dado publicado por Peter Drucker nos incomoda constantemente: 70% dos problemas de uma organização estão na comunicação.
O que você tem feito para melhorar isso?

Estamos preparados para a batalha da concorrência?

Para o jogo que virá

Tudo tem consequência