Ansiedade. Como ela atrapalha mais do que a crise


Domingo. Oito e meia da noite. Você, em algum lugar da sua casa ou de seu apartamento, já imagina que, no dia seguinte, segunda-feira, tudo voltará à rotina. Faça as contas e diga… Quantas vezes isso já aconteceu com você?

Não importa se você está trabalhando, ou se está procurando por uma oportunidade de trabalho, a ansiedade bate à sua porta e entra impiedosa, tirando a sua paz.

Chega! Basta!

É preciso acabar com isso de uma vez!

Entenda uma coisa… A ansiedade atrapalha você mais do que a crise!

Se você tem um trabalho, entenda que você não será demitido só porque os tempos são de crise. Ok! É preciso estar atento, sim, mas não vire um paranoico! Você precisa usar a sua energia para manter o foco, colaborar com a equipe e entregar o melhor que puder.

De acordo com estudo realizado por professores da Universidade de Toronto, no Canadá, e por professores da Universidade Politécnica de Hong Kong, além de afetar o bem-estar e a saúde dos profissionais, a ansiedade no ambiente de trabalho também afeta o desempenho profissional. Ou seja, além de ser péssima para as pessoas, ela é igualmente ruim para as empresas.

Durante entrevista ao programa Revista Brasil, da Rádio Nacional de Brasília, a especialista em Autoconhecimento, Heloísa Capelas, explica os danos causados pela ansiedade. “Nós vivemos de expectativa e é muito bom. Agora, expectativa no limite de nos trazer mais dificuldade do que precisa já é ansiedade”, afirma Heloísa. Clique aqui para ouvir a entrevista completa.

Que tal saber mais sobre carreira? Cadastre seu e-mail abaixo e receba a newsletter #NaLabuta.

[newsl]

Se você está em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho, entenda que a ansiedade pode e vai tirar você do eixo, sim.

Não importa o quão bom é o seu currículo. Não importa o quanto você seja competente. Se você não souber controlar a sua ansiedade, ela vai arruinar tudo.

A primeira coisa a fazer para acabar com a ansiedade é conhecer a si mesmo. Entenda quais são seus pontos fortes e, mais do que isso, quais são aqueles pontos que você precisa aprimorar. A partir disso, trace um plano de ação para melhorar aquilo é necessário e cumpra esse plano. De nada adianta a preocupação sem ação.

A segunda é ver as coisas exatamente como elas são. Pare de tentar interpretar e de tentar buscar significados que não existem. No ambiente de trabalho, nem tudo é uma conspiração contra você. Concentre a sua energia naquilo que você precisa entregar, mantenha o foco nisso. Deixe as intrigas de lado.

A terceira coisa é procurar descansar. De nada adianta ficar remoendo os problemas e as preocupações na hora de ir dormir. De nada adianta ficar sofrendo quando o domingo vai chegando ao fim. Estabeleça uma rotina saudável e descanse sem culpa quando for a hora do repouso.

Confie mais em você. Respeite-se mais! Com esses passos iniciais, você começará a afastar a ansiedade do seu dia a dia e aproveitará sua energia para realizar tudo aquilo que é capaz.

Clique aqui para ver mais dicas de como cuidar da saúde nesses tempos de crise. Para saber mais sobre como ter uma atitude positiva, clique aqui.

[adinserter name=”relacionadas”]

3 fatores que atrapalham profissionais maduros a voltarem ao mercado…

Barreiras da inclusão no mercado de trabalho

Como conseguir emprego sem experiência?