Área de Tecnologia da Informação: O que destacar no currículo?

Por: Roni Silva

O currículo é um histórico que relata a trajetória profissional e acadêmica de uma pessoa, ou seja, é uma ótima forma de demonstrar habilidades e competências. Sendo assim, o profissional de TI que deseja se destacar no processo seletivo, e em especial, chamar a atenção logo na triagem de currículos, deve se atentar aos detalhes.

Uma das principais dicas para profissionais de TI é: faça um currículo o mais personalizado possível. Existem diversos modelos espalhados pela internet, mas um currículo pensado na carreira e nas experiências de um profissional pertence somente a ele e chama muito mais atenção.  No entanto, existem algumas regras gerais que fazem um currículo se destacar muito mais. Confira as dicas da assessora de consultoria ao candidato e à Carreira, Juliana Pereira.

Currículos específicos para cada área

Elabore um documento para área que deseja atuar. Se você pretende atuar como Analista de Suporte, o ideal é destacar o objetivo, conhecimentos e cursos para aquele cargo específico. Não é necessário destacar que você é Especialista em Programação Java se a vaga não está relacionada a este cargo. Evite a impressão de que você está buscando qualquer vaga na área e que não tem foco profissional.

Depois, repita a mesma estratégia com a outra área, se você quer atuar como Programador Java, foque esse outro currículo nesse cargo e cite os conhecimentos específicos para esta atuação.

Conhecimentos

Elabore um Resumo de Qualificações e destaque quais são os seus principais conhecimentos e quais atividades você domina, claro que sempre com foco na vaga que está enviando seu currículo.

Experiência Profissional

Neste campo você deve destacar as atividades desenvolvidas e os resultados alcançados. Se participou de alguma implantação de sistema ou ajudou na redução de custos é neste item que você deve destacá-los. Apresente apenas as principais atividades ou contribuições e se possível com dados que possam ser medidos em números ou porcentagens.

Formação Complementar

É de extrema importância que o profissional demonstre por meio do currículo que está atualizado com as tendências de TI. Sendo assim, enfatize os cursos relacionados à área para enriquecer o documento e demonstrar o conhecimento técnico para transmitir credibilidades ao selecionador.

Certificações

Na área de TI, as certificações são provas que o candidato realiza para atestar seu conhecimento em algo específico. Caso você possua certificações exponha no currículo de forma objetiva. Mencione apenas o nome da certificação que você possui.

Por fim, faça uma revisão do conteúdo e certifique-se que o documento está impecável nos quesitos objetividade e clareza, além de não conter nenhum erro de digitação ou ortografia, assim, certamente, seu currículo estará muito mais atrativo aos olhos dos selecionadores.

O que faz uma copeira de cozinha?

Como se tornar um assistente social

Como se tornar um analista financeiro