Coragem é amiga inseparável do líder

Colunista: Carlos RosaO líder é um visionário e busca levar seus liderados a um patamar melhor. Isto se torna improvável sem coragem. A coragem não significa ausência do medo e, sim, o seu enfrentamento. Um líder sem iniciativa e medroso não terá o respeito e admiração da sua equipe. Em pouco tempo, a desunião e o descompromisso se farão presentes.
Líderes precisam da coragem para seguir seus ideais mesmos com os obstáculos que aparecem, com frequência, no caminho. Coragem está associada ao coração, à paixão e à crença em seus princípios. Para isto, é fundamental o líder conhecer, pensar e praticar.
Uma sugestão prática que tive para aumentar minha coragem, foi realizar um rapel. É um desafio ao seu medo, estar em um penhasco, amarrado em uma corda. A adrenalina vai a mil. A vitória ao conseguir vencer o medo é indescritível e me ajudou muito nas decisões pessoais, dentre elas, a mudança de ter um emprego estável para um negócio próprio que necessita sair diariamente da zona de conforto.
Fazer um esporte radical vai ajudar muito a tirar da cabeça e do papel sonhos e desejos antigos. Ao se deparar com o risco do esporte radical, cresce a importância da concentração, de não poder errar mesmo não tendo habilidades. Além disso, vitória por ter vencido o seu próprio medo traz a percepção da coragem para um outro patamar. É nesta hora que certificamos que a coragem está diretamente ligada ao coração, à emoção, aos sentimentos e à bipolaridade da vida, com dor e prazer.
Este artigo dedico ao meu mestre e mentor Murilo Tupinambá que foi um dos melhores gestores que tive e nos deixou esta semana. Seu jeito singelo e alegre, sempre ficava ruborizado quando tinha que enfrentar os problemas mas o sempre fez com maestria e coragem. Ensinou-me que, na vida, devemos ser duros com os problemas e mole com as pessoas. Descanse em paz e tenha certeza que seu legado permanecerá entre nós.
Saúde e Sucesso
Carlos Rosa

O ótimo é o melhor amigo do bom

Conhecimento ou atitude?

Impossível é temporário