Como trilhar a carreira na área de controller

A área de finanças é uma das mais importantes em todo o mundo. Isso porque, até em momentos de crise, ela se mostra essencial para reduzir de custos, indicar com propriedade quais os desempenhos da empresa, fazer projeções, entre muitas outras tarefas que tornam esses profissionais essenciais em momentos bons e também nos ruins.

Dentro de tantas funções que existem em um setor financeiro, a parte de controladoria é crucial para o bom desempenho de um ambiente. É a partir dela que é possível entrar em um padrão aceitável de finanças, gerir com muito mais propriedade o volume de dados, alcançar as metas e objetivos financeiros e desenvolver melhor as decisões estratégicas.

Em meio a tudo isso, um profissional se faz essencial e tem crescido cada vez mais por sua forte demanda e altos salários: o controller.

Mas o que faz um controller?

O controller é um profissional fundamental para o bom funcionamento de uma organização. Por meio dele os orçamentos e finanças da empresa são administrados com o máximo de excelência, de acordo com os objetivos prescritos no planejamento estratégico do local.

É a partir da atuação desse profissional que a empresa pode começar a trabalhar para alcançar seus objetivos financeiros, entender onde precisa melhorar e aplicar mudanças para que o negócio seja efetivamente lucrativo, fazer o coordenação de ações como o pagamento dos impostos, tomar decisões estratégicas, elaborar projeções para o futuro do empreendimento e muito mais.

Para exercer um bom trabalho é fundamental que esse profissional se comprometa com a empresa conhecendo-a bem a fundo, pois isso será crucial para que todas as informações e dados levantados estejam de acordo com o que de fato está acontecendo ali. É um cargo que apesar de trazer funções intimamente ligadas à contabilidade, tem forte carga de administração. Isso porque o exercício dessa profissão demanda direcionamento e auxílio na gestão através de melhores tomadas de decisão.

Como atuar nessa área?

Para ingressar nessa área é preciso estudar bastante e ter um currículo consistente. Opte primeiramente por estudar em uma universidade de prestígio e reconhecimento. Após concluir a graduação é preciso se especializar para obter diferenciação da concorrência.

Áreas de pós-graduação muito recomendadas para quem deseja seguir com a carreira e atuar como controller são relacionadas aos setores de finanças e gestão como, por exemplo, Gestão Empresarial, Finanças e Controladoria, Planejamento Estratégico, entre outros. O importante aqui é que você se desenvolva da melhor maneira possível em cada uma delas, aliando-se bem ao modelo de estudo que achar interessante: pode ser MBA, especialização ou mesmo uma formação no exterior, quem sabe?

Falando em formação no exterior, estudar fora do país é algo muito interessante e que pode trazer grande valor para seu currículo. Isso porque você pode sair na frente da concorrência ao surgir uma vaga de emprego em uma empresa estrangeira ou até mesmo em uma multinacional. Aprenda um novo idioma e se aprimore nele para ganhar destaque e assumir seu espaço na área.

Segundo o guia de profissões e salários da Catho, a profissão de controller traz consigo salários muito satisfatórios. A média salarial para quem exerce o cargo é de, pelo menos, R$ 8.161,26 em todo o Brasil. Se você deseja seguir por esse caminho, aprimore-se a cada dia para conquistar seu espaço.

As principais características do profissional de Administração

Estudando de casa: plataformas de estudo

Invenções de pessoas negras que ajudam no seu trabalho