11 carreiras para seguir na área de comunicação

Quem quer seguir na área de comunicação, geralmente são criativas e curiosas, além de gostar de estar sempre bem informado. Confira 11 carreiras para seguir nesta área.

Audiovisual

Este profissional pode atuar na produção, direção, edição e apresentação de meios de comunicação audiovisual e radiofônicos, como produtoras de vídeo, emissoras de rádio e TV, além de sites e empresas que desenvolvam conteúdo para celular.

Cinema e vídeo

Além de desenvolver filmes e vídeos de curta e longa-metragem, o profissional pode desenvolver roteiros, cuidar da iluminação, fotografia e edição, além de dirigir o vídeo/filme.

Educomunicação

Este profissional assessora ONGs, veículos de comunicação, instituições de ensino e órgãos públicos nos projetos de comunicação e educação. Ele compartilha conteúdo com alunos e desenvolve projetos educacionais em TV, internet ou jornal.

Jornalismo

É o profissional da notícia. Ele redige, edita, entrevista e adapta textos de acordo com o veículo e público. É preciso conhecer softwares de edição de textos e de imagens.

Produção cultural

Ele cria e organiza projetos artísticos e culturais – teatro, dança, música, produções de tv, festivais, mostras e eventos; desde a captação de recursos à finalização.

Produção Editorial

Coordena a edição de livros, revistas, catálogos, folhetos, websites, entre outros materiais. É ele quem seleciona as obras que serão publicadas e define com o autor o conteúdo e como será a diagramação.

Publicidade e Propaganda

Além de atuar na elaboração e inovação da área de comunicação, o profissional desta área pesquisa o público-alvo, faz levantamento de dados, e pode atuar com arte, publicitária, criação de textos e campanhas, bem como no marketing.

Rádio e TV

Além de montar a programação de uma emissora, ele pode se envolver na elaboração e veiculação de programas jornalísticos, esportivos ou de variedades. Este profissional pode chefiar equipes de gravação e de produção, bem como orientar a construção de cenários e contratar a mão de obra.

Relações Públicas

Este profissional faz a estratégia de comunicação de uma empresa com o objetivo de transmitir informações e orientações sobre seus valores e objetivos. Ele planeja e desenvolve ações para a comunicação interna e externa, bem como cria informativos e programas de integração com a comunidade.

Secretariado Executivo

Assessor de diretores e gerentes de empresas, ele controla arquivos, informações e cuida da agenda dos executivos. Além disso, o profissional pode gerenciar processos administrativos e financeiros, equipes e comunicações internas e externas.

Tradução e Interpretação

Além de fazer a versão escrita de livros, documentos e textos de um idioma para o outro, este profissional precisa dominar o vocabulário, a gramática e as expressões coloquiais, bem como os costumes, tradições e cultura de povos estrangeiros.

Como trilhar minha carreira na área de publicidade e propaganda?

Em quais áreas pode atuar um profissional de marketing

Como é o trabalho de um publicitário?