Contratação de estagiários é realidade em 76% das empresas brasileiras

Por: Roni Silva

Um levantamento realizado pela Catho, site líder de empregos no país, revelou dados sobre a contratação de estagiários nas empresas brasileiras. Do total de 297 empresas que responderam ao questionário, 76% afirmam contratar estagiários, enquanto 23,9% disseram não contratar jovens profissionais. Porém, os dados revelam que, apesar de grande parte das corporações contratarem estagiários, menos da metade (45,3%) conta com um Programa de Estágio eficiente.

No que diz respeito à forma de contratação, o levantamento mostrou que sites de emprego como a Catho estão entre os três recursos mais utilizados pelos recrutadores. De acordo com a enquete, essa é a opção preferida por 19,4% dos entrevistados.

Já 28,5% das empresas utilizam integradores privados de colocação de jovens no mercado de trabalho, enquanto 24% lançam mão de parcerias com universidades para buscar por jovens talentos.

Somente 12% afirmaram que fazem contratações de estagiários por meio de indicações de funcionários.

Características mais valorizadas

Quando questionados sobre quais características são mais valorizadas em um candidato a uma vaga de estágio, 86,2% apontaram aspectos comportamentais como o quesito mais importante. A formação acadêmica vem em segundo lugar, com 73,7%. Em terceiro lugar, aparece a comunicação verbal, indicada por 68% dos entrevistados.

Característica mais valorizada na contratação de estagiários % de respondentes
Aspectos comportamentais 86,29%
Formação acadêmica 73,71%
Comunicação verbal 68%
Comunicação escrita 30,29%
Fluência em inglês 14,86%
Experiência com trabalhos anteriores 4%
Experiência internacional 3,43%
Fluência em outro idioma 1,71%

Número de estagiários nas empresas

Apesar do atual momento de crise que o país enfrenta, isso parece não afetar a demanda por estagiários. De acordo com 51,4% dos entrevistados, o número de estagiários se manteve estável em suas empresas, enquanto 20,5% afirmaram ter aumentado a participação de jovens profissionais em seus quadros.

Nos últimos anos, o número de estagiários em sua empresa: % de respondentes
Manteve- se estável 51,43%
Aumentou um pouco 20,57%
Diminuiu um pouco 14,86%
Aumentou muito 7,43%
Diminuiu muito 5,71%

A pesquisa também revelou o nível de conhecimento das empresas sobre a Lei do Estágio: 49,7% dos respondentes afirmaram conhecer bem as diretrizes da lei, enquanto 29,4% afirmaram conhecer parcialmente. Outros 6,86% já ouviram falar e 5,14% desconhecem por completo a Lei de Estágio.

Estágio 3.0

A Catho e Across, especializada em atração, seleção e desenvolvimento de talentos, lançaram em junho deste ano uma nova plataforma para a contratação de estagiários, a Estágio 3.0. A ferramenta vai disponibilizar vagas de Programas de Estágio e poderá ser acessada gratuitamente a partir da página da Catho. Ao realizar um único cadastro na Estágio 3.0, os estudantes já estarão aptos a participar de processos seletivos de estágio de diversas empresas.

Já do ponto de vista das companhias, a principal vantagem do Estágio 3.0 é o acesso a um grande banco de talentos que pode ser utilizado à medida que surjam novas oportunidades, diminuindo o investimento das empresas e o esforço de recrutadores na captação de candidatos.

No trabalho, OUVIR pode ser mais importante do que FALAR

Empreender possui diversos formatos. Encontre o seu!

Ex-funcionários de fábrica têm direito a desconto na Catho