Dia do Comprador

Saiba mais sobre o dia do comprador!

Você sabia que existe uma profissão cuja ocupação é totalmente dedicada ao ato de realizar compras? Pois bem, este é o comprador!

O dia de 19 de setembro é reconhecido como o dia do comprador, desde o quando o projeto de Lei n°5039 de 1986 foi aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, do qual instituiu uma ementa que habilita este dia como uma data comemorativa para a profissão de comprador. O dia do comprador também é comemorado em Portugal!

O objetivo do deputado autor do projeto, Fernando Leça, era aumentar o reconhecimento destes profissionais que são de extrema importância nas organizações. 

O comprador assume uma importante missão de encontrar os melhores materiais, com os melhores fornecedores e com o melhor custo benefício para atender à demandas internas, além de muitas outras tarefas administrativas essenciais para todos os processos de compras da empresa.

Muitas empresas não possuem um processo de compras bem definido e os compradores geralmente são os próprios gerentes ou assistentes e auxiliares das áreas internas. Mas uma área de compras bem estruturada com um bom comprador, é uma poderosa aliada para a redução de custos e manutenção dos padrões de qualidade.

Mas afinal, o que faz um comprador?

No dia a dia empresarial o comprador realiza compras assumindo processos de vendas bem complexos e que exigem grandes habilidades, com ênfase no que diz respeito à negociação. A aquisição de bens numa empresa deve sempre ser feita de forma estratégica e calculada. E esta visão é uma competência destaque do comprador.

O comprador é uma pessoa comunicativa e que será responsável por desenvolver relações interpessoais com os fornecedores para realizar boas negociações. Ele coloca em prática seu talento argumentativo e comunicativo para fechar negócios e estabelecer contratos que terão um grande impacto no negócio da empresa.

Sua visão para a aquisição de bens além de levar em conta o melhor custo benefício, também deve carregar consigo a priorização para a qualidade. Por conta disso, algumas vagas de comprador exigem conhecimento sobre o produto que é vendido, algo essencial para saber analisar a qualidade dos materiais e insumos a serem adquiridos e que serão utilizados para a produção. 

Alguns compradores precisam visitar as instalações de seus fornecedores para se certificar de que as aquisições estão de fato seguindo o padrão de qualidade.

Além disso, devem ter habilidades administrativas para saber organizar e priorizar as solicitações de compras e reposições internas. Pois, sendo responsável por todas as compras necessárias para o negócio, estará em constante contato com outras áreas e colaboradores que irão solicitar frequentemente aquisições de bens ou serviços.

 Onde estão as vagas de comprador?

Ficou interessado pela profissão e gostaria de se tornar um comprador? Veja quais são os requisitos necessários para se tornar um comprador:

  • Habilidades com negociação
  • Habilidades com números e cálculos
  • Organização em planilhas
  • Habilidade interpessoal
  • Informática básica

Algumas vagas de comprador exigem ensino superior e experiência na área de compras, enquanto que outras exigem apenas o ensino médio e algum conhecimento relacionado ao produto do segmento da empresa.

Como os requisitos para se tornar um comprador variam de acordo com a vaga, é fundamental que você analise primeiramente as exigências do anúncio para verificar se seu perfil profissional está de acordo. Apenas após esta atitude que você deve se candidatar!

As melhores vagas de comprador estão na Catho! Siga este pequeno passo a passo para se candidatar:

  • Crie um bom currículo com objetivo profissional de “Comprador” no site da Catho
  • Busque pelas vagas de comprador na sua região!
  • Candidate-se!

A Catho deseja um feliz dia da comprador a todos estes profissionais que carregam a missão de fazer as melhores compras sempre!

Dia da Chefe: salários desiguais em cargos de liderança

Como fazer um currículo de Analista de Departamento Pessoal?

Como ser contador?