10 dicas para estudar para o ENEM: ainda dá tempo!

O primeiro dia do ENEM acontece em alguns dias, em 04 de novembro, e para a maioria dos vestibulando, essa é a hora da correria. Correria para revisar tudo que foi estudado até aqui e correria para quem ainda não estudou e quer recuperar o tempo perdido.

É claro que quanto antes começar a se preparar, maiores as chances de se dar bem nas provas. Mas nem sempre isso é possível, por isso, a coach Soraya Salomão elencou 10 dicas para ajudar quem ainda vai começar a estudar e que também valem para quem precisa revisar todo o conteúdo lido. Confira!

#1 Desligue todos os aparelhos eletrônicos

Quando o WhatsApp ou o telefone avisa que estão querendo falar com você, funciona como um mecanismo de distração. Assim como a televisão que resolveu passar o seu programa preferido e você resolve parar meia horinha para assisti-lo. Fuja. Desligue a tv, rádio, celular e qualquer outro aparelho que possa roubar sua concentração. Esse é o momento de manter o foco no seu futuro.

#2 Escolha o local certo

Estudar requer concentração. Gente falando e cachorro latindo dificultam isso. Coisas bagunçadas também. Procure deixar o local onde você estuda o mais organizado possível de forma que você ache as coisas facilmente e não perca tempo com coisas que não vão te ajudar.

#3 Escreva!

Apenas ler não basta, as ideias fogem da nossa cabeça. Escrever é uma forma de mantê-las na mente.

#4 Planeje-se diariamente

Fazer o cronograma do que você tem que estudar no dia evita a ansiedade e a sensação de que tem muitas coisas pela frente. Com um planejamento diário, você pode sinalizar tudo que estudou e tudo que ainda precisa estudar e, se você faz isso, chega ao final do dia com a gostosa sensação de dever cumprido.

#5 Alterne o modo de estudos

Em um momento você pode ler o conteúdo escrito, em outro assistir uma aula online, fazer um quiz de questões da matéria e responder, ouvir gravações que você fez sobre o tema. Desse jeito seu cérebro processa as informações e a alteração das habilidades de concentração do seu cérebro faz com que ele processe mais rápido as informações.

#6 Faça pausas

Pequenas pausas são necessárias para que se mantenha o foco. Levante, tome uma água e respire fundo algumas vezes. Você pode fazer 50 minutos de foco e 10 minutos de folga. Você vai ver que seu rendimento vai ser melhor.

#7 Anote suas dúvidas

As aulas servem para tirar dúvidas, e não apenas absorver o conteúdo. É nesse momento que você responde às questões que ficaram sem resposta quando estava estudando sozinho. Se você está estudando por conta, anote as dúvidas e, ao final do tempo reservado para aquele assunto, faça pesquisas e descubra as respostas certas.

#8 Exercite-se

Pode parecer uma perda de tempo a essa altura do campeonato, mas saiba q estar fisicamente hábil pode melhorar a sua habilidade de concentração.

#9 Descubra qual é a melhora hora do dia para você

Cada pessoa funciona de um jeito: têm pessoas que de manhã são muito concentradas, outras que funcionam melhor à noite. Descubra qual é seu melhor horário e aproveite.

#10 Acredite que você consegue

Estudar sem ter fé que você vai conseguir é desmotivante. Acredite que você está fazendo o seu melhor e evite se comparar a outras pessoas. Tudo depende só de você.

Em breve você receberá as informações sobre o local da prova, então, não esqueça de pesquisar sobre a região, trajetos e meios para chegar lá, de modo a garantir que imprevistos relacionados a isso não aconteçam. Também verifique se os dados da sua inscrição estão corretos e fique atento à documentação exigida no dia da prova. A carteira de identidade, ou RG, por exemplo, tem validade de 10 anos e deve ter uma foto atual. Se a sua não atende aos requisitos, a hora de providenciar uma nova é agora!

 

Aproveite o feriado para pensar em sua carreira

5 dicas para o trabalho temporário virar efetivo

Eu posso trabalhar com horário flexível?