12 coisas que você precisa saber para criar um trabalho com significado

Quando eu estava em busca de um trabalho com significado queria entender o que compõe o trabalho “perfeito”, então investiguei a fundo e achei 12 aspectos essenciais. Como cada um cria o seu trabalho “perfeito”, aqui vão algumas linhas guias para te ajudar a criar o seu.

1 – Visão de Futuro
Saiba o futuro que você quer viver e qual você quer ajudar a criar para o mundo. Tenha clareza de onde você quer chegar, quem você quer ser e o que você quer ter no futuro. Crie uma imagem do seu futuro para nortear o caminho e saber para onde quer seguir. Quando for buscar por empresas para trabalhar, escolha aquelas que buscam criar o mesmo futuro que você.

2 – Missão
Busque saber a sua causa, a bandeira que você carrega. Saiba a que você está a serviço. Entenda qual é a sua contribuição única no mundo e aplique-a no seu trabalho. Procure por um lugar que deseja lutar pelas mesmas causas que você.

3 – Valores
Tenha clareza daquilo que você não abre mão. Entender quais são os seus valores é fundamental para que possa buscar um trabalho que esteja alinhado com o que você acredita.

4 – Talentos
Aplique suas habilidades. Muitas vezes não sabemos reconhecer nossos talentos porque eles são habilidades que desvalorizamos – por serem aquilo que fazemos com muita facilidade. Nossos talentos não são óbvios para nós, mas as pessoas a nossa volta conseguem detectar com facilidade. Coloque-os a serviço daquilo que você acredita.

5 – Paixão
Trabalhe nas suas áreas de interesse. Saber o que você ama fazer é uma pista para descobrir as possíveis áreas que você poderia trabalhar. Nem sempre somos bons em fazer o que gostamos, então idealmente aplique seus talentos nas áreas que suas paixões se encontram. Se você não sabe o que gosta, pergunte-se: O que você faria se tivesse ganhado na loteria?

6 – Ritmo de Vida
Respeite como seu corpo e mente funcionam. Respeitar-se é essencial. Não é porque as empresas dizem que você tem que trabalhar das 9h às
19h que você tem a melhor performance nesse horário. Busque mapear seu dia para entender quando você produz melhor para fazer a sua agenda de acordo com esses momentos.

7 – Necessidades do Mundo
Supra necessidades reais Não gaste tempo com o que não faz sentido. Entenda qual é o problema que você quer ajudar a resolver no mundo para colocar seus talentos a serviço do que realmente precisa ser feito.

8 – Pessoas que te fazem crescer
Coloque seus talentos a serviço delas. Lembre das pessoas que você admira e que te ensinaram alguma coisa na vida. Resgate aquelas que você tem como referência e, um dia, gostaria de ser como elas. Que tal se aproximar delas? Ache oportunidades para estar mais perto.

9 – Ambientes alinhados com o que você acredita
Frequente lugares que fazem sentido. Circule por lugares que dizem algo sobre o que você valoriza. Certamente encontrará pessoas que também acreditam nas mesmas coisas que você.

10 – Realizar sonhos no trabalho
Faça o que faz sentido. Procure trabalhar em lugares cujo sonho deles fazem parte do seu. Assim, você estará realizando os seus sonhos também. Não gaste tempo em vão. Busque trabalhar em lugares que realmente te trazem satisfação e senso de realização.

11- Necessidade de Sobrevivência
Procure por trabalhos que te deem o que você precisa Liste tudo que você acha que precisa para sobreviver. Entenda a diferença entre aquilo que é luxo de necessidade. Quanto menor for o seu custo fixo, maior será a sua liberdade para procurar algo que realmente faça sentido.

12 – Servir com Amor
Procure por um trabalho que você faria mesmo que fosse de graça. Seja apaixonado pelo seu trabalho. Se não for, continue em busca daquilo que pode te trazer felicidade.

 

Sobre a autora
Lella Sá é facilitadora e coach, criado da Bússola Interna, uma metodologia para ajudar pessoas empreenderem a própria vida através do desenvolvimento de autonomia com autoria. Especializada em coaching e facilitação de grupos com base na Antroposofia, ela ama ajudar pessoas a encontrarem propósito e direção em suas vidas para terem um trabalho com significado. Conheça seu trabalho!

Workshop Criando Seu Trabalho com Significado
Se você quiser descobrir mais sobre esses 12 aspectos, conheça a Bússola Interna – a metodologia criada por Lella Sá para ajudar as pessoas a criarem o seu trabalho com significado. No dia 20 de outubro tem o workshop “Criando seu Trabalho com Significado” em São Paulo e pode te ajudar!

10 habilidades imprescindíveis para qualquer profissional

3 formas de potencializar sua carreira com o dinheiro do…

5 dicas para profissionais experientes estruturarem um currículo