A arte de pensar claramente

Você já caiu em armadilhas do próprio pensamento? Tentar realizar uma atividade, ter uma conversa positiva, mas, que no fim acabam em problemas, são comuns para quem não trabalha o raciocínio.

Nosso cérebro não é infalível, muito longe disso. Na verdade, muitas vezes nos leva, de forma imperceptível, a cometer erros de julgamento e a fazer péssimas escolhas. O autor de “A arte de pensar claramente”, Rolf Dobelli, é fundador do Zürich Minds e ex-diretor do grupo Swissair, ele recorre aos seus conhecimentos da psicologia, evolucionismo e da ciência cognitiva para analisar e mostrar porque a racionalidade humana é falha e todos os indivíduos são passíveis de erros de avaliação e escolhas equivocadas.

Com trânsito livre no alto escalão do mundo corporativo, Dobelli também se surpreendeu com a sucessão de falhas de interpretação que levou à crise de 2008, especialmente num ambiente no qual deveria predominar a racionalidade. No livro, o autor aponta 52 armadilhas crônicas e afirma que erros de pensamento são desvios sistemáticos em relação ao raciocínio e ao comportamento ideais, lógicos e sensatos.

O livro é um best-seller traduzido para 30 idiomas, com mais de 500 mil exemplares vendidos na Alemanha, que reúne pesquisas inovadoras de economia comportamental, psicologia e neurociência para abordar erros cognitivos recorrentes. Formado em Ciências Empresarias e com PhD em Filosofia da Economia pela Universidade St. Gallen, na Suíça.

Um tópico interessante do livro é sobre a ilusão do controle, ou seja, ele conta sobre o erro que as pessoas cometem em achar que mantêm pessoas sob controle.

Ficha Técnica:

Título: A arte de pensar claramente
Número de páginas: 216
Preço: R$ 29,90
Editora: Objetiva

10 habilidades imprescindíveis para qualquer profissional

3 formas de potencializar sua carreira com o dinheiro do…

5 dicas para profissionais experientes estruturarem um currículo