A personalidade nas unhas

UnhasToda mulher sabe que a saúde das mãos e, principalmente, das unhas fazem um grande diferencial na questão de aparência e higiene. Porém, além destes fatores, as unhas podem dizer muito sobre as profissionais.

Algumas questões de códigos de vestimenta e cores estão mudando dentro das empresas, permitindo a mulher ser mais autêntica em seu estilo. “Acredito que as empresas estão mudando, antes elas eram bem rígidas e o permitido mesmo era o branquinho básico; no máximo um rosa pálido.

Hoje, mesmo empresas mais formais que possuem ‘dress code’ definidos já estão permitindo algumas cores como tons de vermelhos não tão gritantes. Porém, aconselho a sempre conhecer bem o código de vestimenta da empresa para não existir equívoco”, explica Claudia Mattos, consultora de imagem e estilo.

As unhas compõe a imagem e transmitem a personalidade. Certos segmentos de mercado pedem escolhas de acessórios e roupas mais sérias e mais tradicionais. As áreas jurídica, financeira, de consultoria e auditoria e de seguros normalmente exigem algo mais neutro e sóbrio.

Mercados menos formais, e que lidam com criação, esportes, beleza, entre outros, são ambientes mais descontraídos e permitem maior liberdade na aparência. Para esta ocasião, um esmalte diferente pode demonstrar criatividade e ousadia, e isso pode ser desejável nessas funções. É esperado que alguém que se apresente como uma pessoa com essas características use acessórios diferenciados e menos óbvios.

“Se a entrevista é para uma vaga na área de moda, ou do segmento de cosméticos, é esperado que o candidato conheça os últimos lançamentos, esteja antenado. Nesse caso, um esmalte da última coleção, recém-lançado, pode demonstrar ao entrevistador que o candidato realmente pratica seu discurso”, afirma Daniella Brilha, Diretora de Marketing da Risqué.

De forma geral, a regra é que as unhas devem estar sempre limpas e bem cuidadas durante uma entrevista. Se estiverem esmaltadas, deve-se ter cuidado para que estejam impecáveis.

A relação de formato das unhas com a personalidade

Para Claudia Mattos, os formatos das unhas dizem muito sobre a personalidade da mulher. Segundo estudos de quirologia (estudos das mãos) as unhas podem dizer que:

  • Unha com o formato quadrado: são pessoas normalmente críticas e observadoras.
  • Unhas em formato amêndoa (oval): são sonhadoras e sensíveis, às vezes mudam a verdade e apresentam dificuldade para se aventurar na área financeira.
  • Unha concha: são normalmente pessoas mais nervosas, mais dramáticas e ansiosas.
  • Unha espaçosa: possuem temperamento forte.
  • Unha estreita: são, normalmente, pessoas mais frias.

Segundo Daniella, especialistas em comportamento atribuem, muitas vezes, o formato das unhas da mulher à sua personalidade, mas, a Risqué prefere relacionar a personalidade das mulheres às cores.  “Independente do formato das unhas, ou seu comprimento, as mulheres se sentem completamente seguras para utilizar a cor que melhor transmite e comunica o seu estilo”, conclui.

8 dicas de como mandar bem na sua vídeo-entrevista

Quarentena do Coronavírus – Dicas para pais e mães com…

Dupla jornada das mulheres: home office, casa e filhos em…