Dica de livro: A estratégia do oceano azul

Escrito por W. Chan Kim e Renée Mauborgne, obra apresenta uma nova maneira de pensar sobre estratégia, resultando em uma criação de novos espaços (o oceano azul) e uma separação da concorrência (o oceano vermelho).

Os autores estudaram 150 ganhadores e perdedores em 30 indústrias diferentes e viram que explicações tradicionais não explicavam o método dos ganhadores. O que eles acharam é que empresas que criam novos nichos, fazendo da concorrência um fator irrelevante, encontram um outro caminho para o crescimento. O livro ensina como colocar em prática essa estratégia.

Contrariamente do que se pensa, a melhor estratégia para afastar a concorrência não é competir diretamente com ela, mas parar de competir. No lugar de tentar superar a concorrência a fim de obter uma parte de um mercado já existente (“oceano vermelho”), é melhor buscar um “oceano azul”, ou seja, um mercado virgem (não atingido por ninguém) com potencial de crescimento.

Segundo os autores, nos oceanos vermelhos as regras são determinadas pela concorrência, enquanto nos oceanos azuis, a concorrência se torna irrelevante. Portanto, o segredo está em não concorrer com os rivais, mas torná-los irrelevantes.

Título: A estratégia do oceano azul – Como criar novos mercados e tornar a concorrência irrelevante
Autores: W. Chan Kim e Renée Mauborgne
Editora: Campus
Páginas: 258
Preço sugerido: R$ 89,90

Aproveite o feriado para pensar em sua carreira

5 dicas para o trabalho temporário virar efetivo

Eu posso trabalhar com horário flexível?