Dica de livro: Como convencer as pessoas a fazer o que você quer

Estamos sempre tentando convencer alguém a fazer o que queremos – seja persuadir um cliente a comprar algo, um funcionário a ter mais iniciativa, o chefe a nos conceder um aumento ou o filho a ir para a cama. Algumas vezes dá certo, outras, não. E se entendêssemos a ciência que está por trás daquilo que motiva as pessoas?

Em seu livro, a doutora em psicologia Susan Weinschenk explica, por meio de 140 estratégias, como você pode usar o poder da psicologia e da neurociência para mudar suas táticas e, assim, ser bem-sucedido na hora de convencer as pessoas.

Com base nos estudos científicos mais recentes, ela analisa os sete impulsos que motivam os outros a agir e mostra o que você pode fazer para ativá-los e também para se defender dos manipuladores.

Entre alguns dos pontos discutido, a autora fala sobre a importância de recompensar o comportamento desejado e ignorar o indesejado, pois punições são menos eficientes do que recompensas. Ou quando quiser que os outros se lembrem de algo específico, citado numa reunião, num livro ou numa conferência, certifique-se de mencioná-lo no início ou no fim.

Ela também comenta que quando as pessoas se comprometem publicamente, é mais fácil fazer com que mantenham a promessa, que o ser humano é mais motivado pela possibilidade de perda do que pela possibilidade de ganho, e que quando quiser que alguém valorize o seu produto ou serviço, faça-o parecer escasso ou difícil de conseguir.

Título: Como convencer as pessoas a fazer o que você quer
Autor: Susan M. Weinschenk
Editora: Sextante
Páginas: 240
Preço sugerido: R$ 34,90

No trabalho, OUVIR pode ser mais importante do que FALAR

21 Dicas para atrair o emprego desejado

Home Office: vilão ou solução?