Estresse no trabalho: porque acontece e como lidar

Saiba como detectar os sintomas e criar ferramentas que te ajudem a amenizar o estresse

Qualquer profissional há de concordar que o ambiente corporativo, em sua maioria, é formado por um grande conjunto de situações ou pessoas estressantes.

Um estudo realizado pela Mind, instituição de caridade inglesa que dá apoio a pessoas com problemas de saúde mental, pode confirmar essa afirmação: 34% das pessoas entrevistadas revelou que a principal causa do estresse na vida das pessoas é o trabalho.

Se o estresse nada mais é que uma resposta do organismo quando o indivíduo se sente ameaçado ou sob pressão, um ambiente de trabalho muito competitivo, hostil ou de muita pressão é um prato cheio para que o profissional sofra desse mal e tenha seu rendimento e motivação prejudicados.

A psicóloga e assessora de carreira Elen Souza listou os 5 motivos mais comuns de estresse no trabalho e como lidar com eles. Confira!

1 Acúmulo de funções

Como lidar: Para quem está se sentindo sobrecarregado, a dica é melhorar a organização de suas tarefas. Fazer uma lista do que precisa fazer, por ordem de relevância e prioridade é uma boa saída.

Outra alternativa é conversar com o líder direto, para organizar o dia a dia e discutir o melhor formato de trabalho. Paralelo a isso, no período da manhã e à tarde, é importante reservar um tempo entre 10 ou 15 minutos para tomar um café e descansar um pouco a mente.

2 Cobrança por resultados imediatos

Como lidar: Apesar da pressão, o profissional precisa entender qual seu papel na entrega dos resultados e tentar equilibrar a vida profissional com a pessoal, não deixando que essas cobranças prejudiquem sua saúde. Não levar trabalho para casa também é importante – é necessário descansar a mente e corpo.

3 Frustrações

Como lidar: O autogerenciamento é importante para aprender a lidar com as frustrações na vida pessoal e profissional, além disso, é essencial utilizar cada momento como aprendizado e criar planos de ação para situações futuras.

E caso isso esteja atrapalhando o rendimento ou até mesmo influenciando de forma negativa fora do trabalho, é aconselhável conversar com familiares e amigos, ou até mesmo, procurar ajuda profissional.

4 Falta de comunicação

Como lidar: Para vencer esse problema é necessário estabelecer uma relação de confiança dentro da empresa, além de conversar de forma transparente com superiores, pares e colegas de trabalho. Pedir um feedback periódico para o gestor, caso isso não ocorra, também é extremamente positivo.

5 Relacionamentos interpessoais difíceis

Como lidar: É importante trabalhar a empatia, aprender a escutar, entender que cada pessoa é diferente e aproveitar isso de forma positiva.

Ao tentar pôr em prática essas dicas de como diminuir o estresse no trabalho você terá grandes chances de obter uma rotina profissional mais saudável.

Paternidade ativa e carreira

8 dicas de como mandar bem na sua vídeo-entrevista

De empreendedor a empregado novamente: como voltar a buscar emprego