Novas tecnologias digitais em ambientes de trabalho tradicionais

Não é novidade que o mundo tem se tornado cada vez mais digital, as redes sociais são os exemplos mais visados, mas não são os únicos indícios desta tendência, novas tecnologias que revolucionam o âmbito organizacional ganham cada vez mais espaço.

Embora o número de adeptos as mais diversas tecnologias não para de crescer, ainda há pessoas que preferem os antigos modelos de comunicação e tecnologia. Esta resistência ao novo em organizações e com superiores pode deixar áreas retrógradas e improdutivas.

Uma pesquisa de 2014 realizada pelo IDC – empresa líder em inteligência de mercado e tecnologia da informação – mostrou que mais de 80% das empresas que possuem contato com consumidores terão que modificar sua forma de relacionamento e passar a utilizar redes sociais para se comunicar.

As organizações já estão atentas a esta mudança de cenário, mas ainda contam com líderes analógicos, tradicionalistas e distantes da realidade digital. Com isso, novas oportunidades de mercado se perdem e profissionais mais conectados que dependem de aprovação tendem a se frustrar.

Em um estudo da Russel Reynolds Associates – organização de liderança executiva especializada em recrutamento de líderes – com 300 empresas e 3000 presidentes e executivos constatou-se que apenas 18 organizações possuíam áreas estratégicas com viés altamente digital. Das 300 empresas consultadas, 210 não contavam com profissionais familiarizados com o mundo tecnológico em suas cúpulas.

Como lidar com um chefe analógico?

Parece difícil propor ações inovadoras quando o superior ainda prefere outros tipos de estratégias, mas vale a pena conversar e pensar em uma abordagem que saliente todas as vantagens de investir em presença digital e novas tecnologias. É bom entender que estes chefes também querem o melhor para a sua área e se convencidos das vantagens de um projeto as chances de aprovação aumentam e muito.

Compreender a personalidade de seu chefe é uma habilidade importante para estas negociações, quando você entende quais os pontos que fazem uma pessoa pensar e agir de certa maneira a abordagem e tratativas diversas atingem melhor seus objetivos.

Propor ações conjuntas de qualificação profissional também pode ser a opção ideal. A Catho Educação pode ser sua parceira neste projeto, pois possui excelentes cursos para empresas, como o de Gerente de Mídias Sociais entre outros. Aposte no aprimoramento de seus conhecimentos e lembre-se que profissionais que investem em inovação estão sempre em destaque.

 

Currículo Perfeito? Dicas em áudio para você!

Novo semestre: dicas para conseguir um estágio

Paternidade ativa e carreira