O mais importante (e menosprezado) passo para crescer na carreira

Construir uma ótima reputação na empresa em que trabalha, ser reconhecido pelo líder direto, conquistar a almejada promoção ou receber bônus salarial por um excelente resultado alcançado podem ser objetivos muito comuns de grande parte dos profissionais no mercado.

E o desejo de atingir tais metas pode levar o profissional a algumas conclusões óbvias, porém equivocadas:

  • “Se eu trabalhar mais do que trabalho atualmente, serei visto como um bom profissional.”
  • “Se eu realizar minhas tarefas com maior rapidez, serei, finalmente, reconhecido.”
  • “Se eu fizer tudo o que me pedem, com certeza, serei promovido.”
  • “Esse ano receberei um aumento se bater todas as minhas metas.”

Acreditar que as frases acima funcionam em qualquer tipo de situação, empresa, equipe ou com qualquer líder é o caminho mais curto para a frustração. Esqueça essas generalizações. Por exemplo, o fato de você ter sido promovido no passado, devido a sua grande dedicação, não significa que terá uma nova promoção no futuro se trabalhar com a mesma energia.

Afinal, o contexto no qual vivemos muda a cada instante. E o mesmo acontece com sua empresa. Às vezes, você conseguiu uma promoção, pois a empresa teve altíssimos lucros e o seu líder esteve próximo a você, percebendo claramente o seu ótimo desempenho. Agora imagine se a empresa obtivesse resultados ruins ou se o seu líder estivesse sempre distante, você acha que o final da história seria, realmente, feliz?

Visto isto, o primeiro passo a ser dado em busca do crescimento em sua carreira é algo simples, mas que muitas vezes não damos o devido valor. Chama-se alinhamento de expectativa. Antes de iniciar qualquer mudança em sua rotina, converse com seu líder e entenda qual a expectativa da empresa sobre o seu trabalho. O que a empresa ou o seu líder espera que você realize? Como eles medirão os resultados do seu trabalho? Se você superar estas expectativas, o que você pode esperar: uma promoção, um aumento salarial ou absolutamente nada?

Aproveite este raro momento e apresente também as suas expectativas, desejos e vontades. O seu líder não conseguirá te ajudar se ele não souber o que você deseja para o futuro. Lembre-se que cada profissional busca uma coisa diferente, alguns um melhor salário, outros oportunidades de crescimento e ainda há aqueles que desejam apenas ficar realizando as mesmas atividades dia após dia.

Entendendo as expectativas da empresa ou da liderança, você saberá exatamente O QUE fazer e COMO fazer para obter o que deseja. Apresentar as suas necessidades permitirá saber se seu objetivo é possível de ser alcançado dentro da atual empresa e no período imaginado ou se deverá efetuar alguma mudança em seus planos.

Perceba que, independente do seu cargo (estagiário, analista, coordenador ou gerente), a sua capacidade de se comunicar de forma clara e assertiva é fundamental para seu crescimento profissional! Portanto, COMUNIQUE-SE!

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Sobre o autor
Allan Lopes é  Coaching Sistêmico, membro da Internacional Coach Federation, Master Practitioner em PNL e especialista em gestão de performance e em processos de mentoring e coaching aplicados ao ambiente corporativo. Sócio da Soar Desenvolvimento Humano e responsável pela área de Consultoria em Recursos Humanos.

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