Quarentena do Coronavírus – Dicas para pais e mães com crianças e home office produtivo

Dicas para ter melhor aproveitamento no home office em tempos de quarentena devido à pandemia do Coronavírus

Em tempos de total cuidado para a contenção da pandemia do COVID-19, várias medidas de restrição do convívio social foram tomadas em todo o país. Muitas empresas já se mobilizaram e estão cumprindo o papel social de contribuir com a prevenção da doença. Uma das principais alternativas para a proteção dos colaboradores é a adoção da modalidade de trabalho remoto, o home office.

No entanto, como para muitos esse formato de trabalho é uma novidade, é necessário manter-se atento às boas práticas para assegurar a produtividade do trabalho. Como se organizar? Como agir para dar conta das crianças em casa? Como manter a eficiência? Veja as dicas abaixo!

Home office com os filhos em quarentena em casa

Pode ser muito difícil para as crianças entenderem a gravidade da atual situação e que elas precisam ficar em casa para evitar maiores problemas para a sociedade. Com isso, entediadas, elas podem acabar atrapalhando as atividades dos pais que estão fazendo trabalho remoto. 

Além de muita conversa para esclarecer que, apesar de estarem em casa, vocês, pais das crianças, continuam com suas responsabilidades profissionais e precisam estar focados e disponíveis no horário determinado para o trabalho, é necessário também encontrar alternativas para entretê-los durante a quarentena.

Pensando nisso, muitas dicas de como lidar com a criançada em casa já começaram a circular pela internet. As ideias vão desde visitas online à museus até brincadeiras com itens recicláveis.

Visitas virtuais

Um passeio virtual e gratuito a museus, galerias e bibliotecas públicas mundiais pode ser uma boa opção para ocupar os pequenos e até mesmo os adultos – por que não? Confira a lista:

1 – Museu da Imagem e do Som (MIS) – em São Paulo, conta com um acervo virtual que traz informações sobre os itens que compõe os acervos museológico e bibliográfico do museu.

2- Pinacoteca de Brera – localizada em Milão, na Itália, o acervo do espaço está disponível online para o público. 

3- Galleria degli Uffizi – em Florença, conta com dicas de seus curadores para visitação virtual de parte de suas coleções.

4- Museu Vaticano – tradicional de Roma, o museu também disponibilizou parte do seu acervo para consulta online. 

5- Museu Arqueológico de Atenas – apresenta parte de sua coleção, com fotos e descrições, através de seu site.

6- Louvre – localizado em Paris, conta com uma visitação virtual em suas salas e galerias.

7- Museu Britânico – o museu localizado em Londres oferece a possibilidade acompanhar coleções e comprar réplicas de obras e outros objetos do acervo.

Brincadeiras e entretenimento

Em solidariedade às pessoas que precisam de ajuda para entreter os filhos e não deixar de focar no home office, algumas pessoas se mobilizaram em oferecer ajuda por meio de contação de histórias online e dicas de brincadeiras.

Essas são opções de contação de histórias diárias no Instagram:

•Fafa Conta às 10:30h (seg, qua e sex) e às 16:30h (ter e qui)
•Mãe que lê às 11:00h
Carol Levy às 11:30h
•Marina Bastos às 12:30h
•Camila Genaro às 15h
•Marina Bigio às 18h

Para uma quarentena recheada de brincadeiras, foi desenvolvido um material com várias dicas legais de atividades para fazer com as crianças sem precisar sair de casa. Para conferir acesse aqui.

Dicas para um home office produtivo

A disciplina é fundamental para realizar o trabalho remoto. Saiba as principais recomendações para o home office mais adequado.

  • É necessário ter um “escritório”, mesmo que improvisado, para determinar quando inicia e quando encerra o dia de trabalho;
  • O espaço deve ser confortável e adequado para conseguir melhor desempenho em suas atividades. Garanta que sua cadeira tenha boa ergonomia, não trabalhe deitado ou com notebook no colo. Cuidado com a sua postura;
  • Ajuste temperatura e iluminação. A temperatura ideal é entre 20° e 23°. A iluminação deve ser uniforme sem contraste ou ofuscamento;
  • Garanta boa qualidade de internet;
  • Marque reuniões diárias ou semanais online para ajudar a organizar o time e a programar uma agenda;
  • Mantenha-se distante de possíveis distrações como televisão e smartphone;
  • Faça um checklist das tarefas que devem ser realizadas e estabeleça prazo para todas as atividades.

Currículo Perfeito? Dicas em áudio para você!

Novo semestre: dicas para conseguir um estágio

Paternidade ativa e carreira