Invista no networking


Eventos são os melhores lugares para conhecer pessoas novas e fazer novas conexões                                          

Seja você um empreendedor ou funcionário de empresa, investir no seu networking aumentará bastante o seu leque de possibilidades, maximizando também a criação de oportunidades de negócio, trabalho e parcerias. De longe, os melhores lugares para isso são eventos, como conferências, palestras e meetups.  Abaixo, seguem algumas dicas de como se dar bem e tirar melhor proveito desses eventos:

  1. Leve cartões de visita

No encontro, você terá a oportunidade de conhecer dezenas de pessoas. Após se apresentar e conversar com elas, a melhor maneira de não ser esquecido é distribuir seus cartões de visita, que devem possuir informações básicas como nome, e-mail, telefone, link para o site de sua empresa ou blog e de seus perfis em redes sociais. Para não poluir o cartão com muitas informações, uma excelente alternativa é criar uma conta no site About.me (ou similares) e colocar apenas esse link no cartão.

  1. Defina seu objetivo e cumpra-o

A maioria das pessoas não se prepara para esses encontros e vai com a expectativa de conhecer muitas pessoas. Ao definir claramente qual o seu objetivo e necessidades, você aumentará bastante seu sucesso em conhecer pessoas.

Você está em busca de parceiros? Que profissionais procura para seu novo projeto? Está em busca de investidores? Quantas pessoas novas gostaria de conhecer? São pequenas perguntas que o ajudarão definir e conquistar seu objetivo.  

  1. Diga as pessoas o que você precisa

Quando você estiver conversando com alguém que acabou de conhecer, mas que não tem um dos perfis que você procura, diga isso a ela. Quem sabe ela não conhece alguém que esteja no evento e te apresente para essa pessoa? Essa é a forma mais eficaz de fazer networking.

  1. Evite se juntar a rodas de amigos

É muito comum encontrar amigos e ex-colegas de trabalho. Cumprimente-os, converse um pouco, mas mantenha o foco em seu objetivo. Aproveite que você já os conhece, fale porque você esta lá e pergunte se eles conhecem alguém com os perfis que você procura.

  1. Participe de brainstormings e escute atentamente

As rodas de conversas têm uma coisa interessante: dependendo das pessoas envolvidas e do assunto surgem ideias bem interessantes. Ouça atentamente, participe e anote as ideias mais bacanas.

  1. Faca follow-up no dia seguinte

Se você seguir as dicas acima, provavelmente voltará para casa com alguns cartões de visita, pegue todos os cartões e envie e-mails para cada uma das pessoas agradecendo pelo bate-papo.

  1. Crie conexões nas redes sociais

Estabeleça conexões e mantenha relacionamentos profissionais nas redes sociais. Defina qual rede você prefere e adicione essas pessoas à sua lista de contatos. Esses canais serão a forma de manter contato com elas e acompanhá-las diariamente.  Fazer networking é uma arte e a pratica irá ajudá-lo a melhorar cada vez mais. Porém, mas importante do que aumentar o seu networking é criar uma rede de confiança.

Gostou do post? Quer compartilhar algumas dicas? Conte-nos abaixo nos comentários.

Cadu de Castro Alves

Cadu de Castro AlvesCEO e cofundador do Deskovery

Cadu de Castro Alves  é CEO e cofundador do Deskovery. Graduado em Engenharia de Produção pela Universidade Estácio de Sá, atua no mercado de tecnologia e internet desde 2002. Foi um dos pioneiros em coworking no país, quando fundou o BeesOffice Espaço de Coworking, em 2010, o primeiro espaço de coworking do Rio de Janeiro. Já organizou dezenas de eventos de startups e tecnologia, como Geeks On Beer, WordCamp Rio de Janeiro e Startup Weekend.

http://castroalves.me

Como falar sobre os pontos negativos em uma entrevista

O dilema: Ganhar dinheiro ou fazer o que gosta?

Chegou o mês mais longo do ano. E agora?