Já conhece o Vale do Silício de BH?

Por: Adriano Costa


Você sabia que temos um Vale do Silício em Belo Horizonte? Não? Então já está na hora de saber!

A região de San Pedro Valley fica na cidade mineira e o seu nome é uma referência clara ao bairro em que está localizada, São Pedro, e a cidade de San Francisco na Califórnia, onde surgiu o primeiro Vale do Silício.

Mas afinal, o que é um Vale do Silício? O termo significa nada mais do que um polo industrial de alta tecnologia, onde existem diversas empresas de eletrônica e informática.

Com a existência de muitas empresas de tecnologia e diversas novas vagas de emprego no setor, Belo Horizonte tem se destacado como o segundo maior ecossistema de startups do Brasil, atraindo atenção de todo o mundo /internacional/: a região já conta com quase 200 startups, tem um crescimento anual que varia entre 30% e 60%, mais de 800 empregos no ano de 2016 e um parque tecnológico.

Além disso, o município foi escolhido para ser a sede do Centro de Engenharia do Google – o único da América Latina! Em 2005 a empresa americana comprou a Akwan, uma companhia que havia sido fundada por professores e engenheiros da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e decidiu que havia se instalado em Belo Horizonte para ficar!

Mas é claro que toda essa atenção dada para a região não é por acaso, muito pelo contrário! Em grande parte ela pode ser atribuída para a Escola de Engenharia e ao Departamento de Ciência da Computação da UFMG que possuem uma forte atuação em pesquisa aplicada nessas áreas. De acordo com Ronaldo Tadêu Pena, diretor e presidente do parque tecnológico de Belo Horizonte (BH-TEC), “A UFMG tem presença marcante em TI, biotecnologia e engenharia”.

Com tanta mão de obra qualificada o resultado não poderia ser diferente!

[newsl]

3 formas de iniciar adequadamente um feedback difícil

TOP 10: carreiras mais promissoras de 2019

Você pode demitir seu chefe, sabia?