Você sabe de que maneira a inteligência artificial pode ser usada para o bem social?
A tecnologia está garantindo o avanço no mundo dos negócios e cada vez mais pode ser incorporada em projetos que mudam e trazem qualidade de vida para a sociedade.
Quer conhecer mais sobre como a IA pode ajudar no desenvolvimento da inclusão? Role para baixo e leia a matéria. Vamos conferir?
O que é inteligência artificial?
A inteligência artificial (IA) consiste basicamente na capacidade que máquinas têm de interpretar dados externos, aprender a partir dessa interpretação e utilizar o aprendizado para resolver tarefas específicas e atingir objetivos determinados.
Em outras palavras, ela busca fazer com que as máquinas pensem como os seres humanos, ou seja, que possam analisar, raciocinar, aprender e decidir de maneira lógica e racional.
Como trabalhar com a inteligência artificial
A IA faz parte da área de tecnologia, um setor que está conquistando o mercado de trabalho. Para se tornar um especialista, é possível realizar uma pós-graduação em Inteligência Artificial e Machine Learning.
Muitas profissões hoje estão focadas em conhecimentos de IA. Entre elas, destacam-se:
- Ramos de engenharia (como os ligados à computação, machine learning e integração de dados, por exemplo);
- Analistas e desenvolvedores de softwares;
- Arquitetura de dados;
- Técnicos em robótica.
| Conheça também os nossos Modelos de Currículo
Como a Inteligência Artificial está ajudando para o bem social
Vamos conferir como a IA está sendo usada nas empresas:
1. Satisfação dos colaboradores
As soluções de IA acompanham os profissionais e ajudam a identificar, através dos dados comportamentais, sinais de insatisfação.
Cadastre-se e busque a vaga de emprego ideal!
- 1 Crie uma conta grátis
- 2 Cadastre seu currículo
- 3 Busque vagas e candidate-se
- 4 Aguarde contato do recrutador
Dessa forma, a área de Recursos Humanos pode trabalhar em cima deles, direcionando a medida que mais se encaixe na solução do problema
2. Segurança
O serviço de IA é capaz de identificar tentativas de ataques virtuais com rapidez, evitando que dados sigilosos da empresa sejam expostos a terceiros.
As câmeras de segurança, por sua vez, são equipadas com reconhecimento facial, permitindo a identificação de criminosos captados na imagem.
3. Chatbots
Eles podem ser integrados a outras ferramentas e bancos de dados, automatizando rotinas simples de cadastro, atualização, consulta de informações e atendimento ao cliente. Essas integrações deixam os serviços mais rápidos, melhorando a experiência.
4. Integração entre equipes
A IA conecta dados, facilitando a troca de informações entre setores. Assim, as tarefas são executadas com mais precisão.
Permitindo também que os líderes acompanhem todo o processo e possam identificar quais profissionais estão atuando mais diretamente em cada projeto.
| Descubra mais de 300 mil vagas no site da Catho
E aí, curtiu saber mais sobre Inteligência Artificial? Então, aproveite e compartilhe esse texto em suas redes sociais.